tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas

A temática das tecnologias da informação e comunicação (TIC), aliada à formação dos professores, suscita reflexões sobre a natureza do trabalho pedagógico, com base nas mediações técnicas e no desenvolvimento do processo formativo dos profissionais da educação nesse contexto. De fato, o uso de recursos tecnológicos sofisticados não tem assegurado transformações nas práticas pedagógicas nas escolas. O objetivo deste artigo se centra na análise desse fator, considerando que a lógica estabelecida pelas TIC implica trabalho em rede, lógica muito diferente do realizado nas e pelas escolas atualmente. É na fronteira dessas lógicas que são observados espaços que poderiam apoiar menos reducionismos no entendimento sobre TIC e formação docente.

 

Informações de Categorização

Assunto(s): Educação; Formação profissional; Tecnologias da informação;
Autor(es):

  • Alonso, Katia Morosov()
Editora: UNICAMP;
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0629104.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0101-7330
Ano da Publicação: 2008
Nome do Periódico: Educação & Sociedade
Número do Periódico: 104
Volume: 29
Colação: p.747-768
Notas:

Disponível no site do Scielo - http://www.scielo.br
Acesso em: 15 jan. 2009.


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599