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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados

Estudo longitudinal vem acompanhando todas as crianças nascidas em Pelotas, Rio Grande do Sul, no ano de 1982. Suas trajetórias escolares mostraram-se fortemente determinadas pela variável gênero, mesmo quando eliminados por estatística outros fatores intervenientes. Um estudo com 84 professoras/ es buscou identificar que processos estão presentes na escola e nas representações que ajudem a compreender essas diferenças no desempenho escolar das meninas e dos meninos. A análise do material aponta para a maneira feminina de exercer o magistério que atravessa a prática docente, para a profecia auto-realizadora referendada no critério de bom comportamento e para a estreita relação entre gênero e saber regulados pelos regimes de verdade.(AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Adolescentes; Crianças; Diferença entre sexos; Educação; Relações de gênero;
Autor(es):

  • Silva, C. et al()
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a09.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0100-1574
Ano da Publicação: 1999
Nome do Periódico: Cadernos de Pesquisa
Número do Periódico: 107
Colação: p.207-225
Notas:

Acesso em: 02 mar. 2011


Informações Adicionais

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