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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Uma reflexão acerca da prevenção da violência a partir de um estudo sobre a agressividade humana.

O objetivo deste artigo é oferecer uma ferramenta que ilumine a compreensào acerca dos comportamentos agressivos e das situações violentas comumente encontrados na instituiçào escolar. As palavras "violência" e "agressividade" nào sào utilizadas de forma inequívoca e estabelecer uma cartografia que demonstre tal fato permite a designaçào de lugares e formas de tratamento específicos aos fenà´menos. Seguindo o modelo teórico proposto pelo psicanalista Donald Winnicott, faremos uma discussào das diferenças entre agressividade e violência, ilustrando-a com a apresentaçào de um caso trabalhado por nossa equipe de saúde em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro. Diante dos questionamentos levantados e das dificuldades encontradas, procuramos mostrar que a desnaturalizaçào da violência e a despatologizaçào da agressividade nos oferecem a possibilidade de propor ações que nào se restrinjam ao controle e à  correçào de tais manifestações, mas que possam ser mais eficientes em prevenir a irrupçào e a reproduçào de situações violentas, por levarem em conta o contexto social em que emergem e as experiências subjetivas nelas envolvidas.(AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Comportamento; Crianças; Escolas; Psicanálise; Violência;
Autor(es):

  • Andrade, Elaine Vasconcelos de()
  • Bezerra Jr., Benilton()
Editora: FIOCRUZ;
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/csc/v14n2/a13v14n2.pdf
Código/ISBN/ISSN: 1413-8123
Ano da Publicação: 2009
Nome do Periódico: Ciência & Saúde Coletiva [On line]
Número do Periódico: 2
Volume: 14
Colação: p. 445-453
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 04 Jun. 2009


Informações Adicionais

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