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Uma reflexão acerca da prevenção da violência a partir de um estudo sobre a agressividade humana.O objetivo deste artigo é oferecer uma ferramenta que ilumine a compreensào acerca dos comportamentos agressivos e das situações violentas comumente encontrados na instituiçào escolar. As palavras "violência" e "agressividade" nào sào utilizadas de forma inequívoca e estabelecer uma cartografia que demonstre tal fato permite a designaçào de lugares e formas de tratamento específicos aos fenà´menos. Seguindo o modelo teórico proposto pelo psicanalista Donald Winnicott, faremos uma discussào das diferenças entre agressividade e violência, ilustrando-a com a apresentaçào de um caso trabalhado por nossa equipe de saúde em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro. Diante dos questionamentos levantados e das dificuldades encontradas, procuramos mostrar que a desnaturalizaçào da violência e a despatologizaçào da agressividade nos oferecem a possibilidade de propor ações que nào se restrinjam ao controle e à correçào de tais manifestações, mas que possam ser mais eficientes em prevenir a irrupçào e a reproduçào de situações violentas, por levarem em conta o contexto social em que emergem e as experiências subjetivas nelas envolvidas.(AU) Informações de Categorização Assunto(s): Comportamento; Crianças; Escolas; Psicanálise; Violência;
Local: Rio de Janeiro (RJ) Tipo de Publicação: Artigo de periódico; Informações da Publicação
Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/csc/v14n2/a13v14n2.pdf Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br Informações Adicionais
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