![]() |
Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gêneroO ensaio tem por objetivo refletir sobre a utilidade do conceito de nào sincronia, na educaçào, entre desigualdades de gênero e raça. Para tanto, apresenta e discute o perfil de estudantes e candidatos/as ao Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduaçào da Fundaçào Ford no Brasil, propondo interpretações referentes à sobrerepresentaçào feminina no ensino superior e na pós-graduaçào. Termina alertando sobre a necessidade de se abrir o debate sobre o melhor desempenho educacional das mulheres no contexto atual de discussào sobre açào afirmativa no ensino superior para negros e indígenas. Informações de Categorização Assunto(s): Ação afirmativa; Desigualdades de gênero; Ensino superior; Gênero; Raça; Relações étnico-raciais;
Local: São Paulo (SP) Tipo de Publicação: Artigo de periódico; Informações da Publicação
Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n31/n31a18.pdf Acesso em: 29 Jul. 2009. Informações Adicionais
|