tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Gênero e cotidiano escolar: dilemas e perspectivas da intervenção escolar na socialização afetivo-sexual dos adolescentes

Este artigo analisa as classificações de gênero utilizadas por professores que desenvolvem projetos de orientaçào sexual na cidade do Rio de Janeiro para explicar as perspectivas e os dilemas da intervençào escolar na socializaçào afetivo-sexual dos adolescentes. O material empírico que sustenta as argumentações é composto de 16 entrevistas em profundidade, realizadas com docentes responsáveis pelos espaços escolares onde se desenvolvem projetos de orientaçào sexual no ensino fundamental do Rio de Janeiro: os Núcleos de Adolescentes Multiplicadores (NAMs). Também foram realizadas "observações participantes" em um curso de formaçào para professores que desejam trabalhar com orientaçào sexual na escola. As representações de gênero apresentadas oscilam entre classificações modernas e tradicionais sobre a feminilidade e a masculinidade. Os projetos eram coordenados majoritariamente por professoras, e a participaçào discente também era basicamente feminina. As professoras buscavam coerência entre sua atuaçào nos espaços escolar e familiar. Porém, ao mesmo tempo que orientavam seus alunos para combater as desigualdades de gênero, apresentavam dúvidas e incertezas quanto à  possibilidade de educar seus filhos a partir de ideais igualitários de gênero, principalmente os filhos homens. Situações domésticas contrastavam com performances em sala de aula, apresentando tensões entre negaçào e afirmaçào das masculinidades e feminilidades tradicionais.

Informações de Categorização

Assunto(s): Educação; Gênero; Masculinidade; Orientação sexual;
Autor(es):

  • Rosistolato, Rodrigo Pereira da()
Editora: UFSC;
Local: Santa Catarina (SC)
Tipo de Publicação: Periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/ref/v17n1/a02v17n1.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0104-026X
Ano da Publicação: 2009
Nome do Periódico: Estudos Feministas
Número do Periódico: 1
Volume: 17
Colação: p.11-30
Notas:

Disponível no site SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso: 07 Out. 2009.


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599