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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder

Ao discutir os relatos de professoras e observar suas ações frente às meninas e aos meninos, este artigo trata das relações de gênero e poder presentes nos processos de socialização de crianças pequenas e analisa as estratégias voltadas para a normalização e o controle das expressões corporais de meninas e meninos. Ao buscar compreender como ocorria a educação de meninos e meninas que transgrediam as fronteiras do que lhes era imposto, verificamos como as características aparentemente naturalizadas e direcionadas à masculinidade e à feminilidade são resultantes de muitos esforços para deixar marcas distintas no corpo, no comportamento e nas habilidades dessas crianças.(AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Educação infantil; Gênero; Poder; Professorado; Relações de gênero;
Autor(es):

  • Finco, Daniela()
  • Vianna, Claudia()
Editora: Pagu;
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n33/10.pdf
Código/ISBN/ISSN: 01048333
Ano da Publicação: 2009
Nome do Periódico: Cadernos Pagu
Número do Periódico: 33
Colação: p.265-283
Notas:

Disponível no site do Scielo - http://www.scielo.br. Acesso em: 26 Fev. 2010.


Informações Adicionais

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