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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Cotistas e não-cotistas: rendimento de alunos da Universidade de Brasília

O texto discute o rendimento no curso de três turmas de alunos que ingressaram na Universidade de Brasília em 2004, 2005 e 2006, mediante vestibulares com dois sistemas de seleção, o de reserva de 20% das vagas para negros e o tradicional, de livre competição. Compararam-se as médias das notas de dois grupos de alunos em cada carreira, cotistas e não-cotistas, considerando o nível de prestígio social do curso e sua área do conhecimento do vestibular - Humanidades, Ciências e Saúde. Em linhas gerais, no conjunto das três turmas de cada área, os resultados mostraram que em aproximadamente dois terços ou mais das carreiras não houve diferenças expressivas entre as médias dos dois grupos ou estas foram favoráveis aos cotistas - apesar de exceção num único ano, nas Ciências. A principal tendência constatada, que encontrou eco em evidências empíricas de outras instituições, foi a da ausência de diferenças sistemáticas de rendimento a favor dos não-cotistas, contrariando previsões de críticos do sistema de cotas, no sentido de que este provocaria uma queda no padrão acadêmico da universidade (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Avaliação; Ação afirmativa; Cotas; Ensino superior; Negros(as); Políticas de ações afirmativas; Raça; Universidades;
Autor(es):

  • Velloso, Jacques()
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742009000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Código/ISBN/ISSN: 0100-1574
Ano da Publicação: 2009
Nome do Periódico: Cadernos de Pesquisa
Número do Periódico: 137
Volume: 39
Colação: p.621-644
Notas:

Acesso em: 26 mar. 2010


Informações Adicionais

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