tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho em leitura e escrita de palavras e de texto de 110 crianças de 2ª série de escolas públicas e o julgamento do professor sobre tais habilidades. Foram encontradas correlações significativas entre o desempenho dos alunos e a percepção do professor sobre essas habilidades. A avaliação do professor sobre a competência em leitura do aluno ao final do ano letivo mostrou-se um fator sensível na determinação de diferenças de desempenho dos alunos. Apesar das correlações positivas encontradas, houve algumas discrepâncias entre o julgamento do professor e as avaliações. O estudo sugere que o professor tem um conhecimento que o habilita a classificar as habilidades de leitura e escrita de seus alunos de forma relacionada ao desempenho deles, do ponto de vista da avaliação com base na psicologia cognitiva. (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Desenvolvimento cognitivo; Ensino; Escrita; Leitura;
Autor(es):

  • Parente, Maria Alice Mattos Pimenta()
  • Salles, Jerusa Fumagalli de()
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n132/a0937132.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0100-1574
Ano da Publicação: 2007
Nome do Periódico: Cadernos de Pesquisa
Número do Periódico: 132
Volume: 37
Colação: p.687-709
Notas:

Acesso em: 27 Mar. 2010


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599