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Autodeclaração de cor e/ou raça entre escolares paulistanos(as)O artigo se propõe a aprofundar o debate sobre classificação e denominação de cor/raça no Brasil contemporâneo, trazendo, também para o debate, a voz de crianças e adolescentes. Para tanto, apôia-se em duas estratégias de investigação: uma extensa revisão de literatura, mostrando pontos de tensão, especialmente no que diz respeito à confusão entre classificação e denominação de cor/raça; a aplicação e análise de um questionário sobre denominação e classificação de cor/raça entre alunos(as) de escolas públicas paulistanas. O questionário foi elaborado nos moldes dos elaborados pelo IBGE para a PNAD 1978 e a PME 1998. O artigo aponta que as respostas dos(as) alunos(as) sugerem um manejo sofisticado de conceitos e terminologia de cor/raça, o que permitiria que eles(as) prôprios(as) respondessem ao quesito incluído no Censo Escolar de 2005, diferentemente da estratégia usada pelo MEC/Inep. (AU) Informações de Categorização Assunto(s): Adolescentes; Classes sociais; Crianças; Escolas; Relações étnico-raciais;
Tipo de Publicação: Periódico; Informações da Publicação
Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n132/a1237132.pdf Disponpivel no site do Scielo - http://www.scielo.br Acesso em: 27 mar. 2010 Informações Adicionais
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