tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Etnicidade e ensino de História: a matriz cultural africana

O ensaio discute o ensino de Histôria da África na cultura escolar a partir de dois campos de produção e representações étnico-raciais: o estado da arte na universidade e a recente legislação sobre as questões étnico-raciais em relação à Histôria da África. Parto da hipôtese de que as estruturas curriculares dos cursos de Histôria reproduzem para a educação básica o cânone da mestiçagem. O grande desafio para os estudos africanistas seria, portanto, ultrapassar os limites da seleção cultural. (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Afro-descendentes; Ensino; História; Relações étnico-raciais;
Autor(es):

  • Flores, Elio Chaves()
Editora: UCAM;
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Tipo de Publicação: Periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Código/ISBN/ISSN: 1413-7704
Ano da Publicação: 2006
Nome do Periódico: Tempo
Número do Periódico: 21
Volume: 11
Colação: p.65-81
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br. Acesso em: 06 Abr. 2010


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599