![]() |
Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismoEste artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histôrias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pôs-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ôtica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histôrias de identidades culturais marginalizadas (AU) Informações de Categorização Assunto(s): Identidade racial; Multiculturalismo; Negros(as); Raça;
Tipo de Publicação: Periódico; Informações da Publicação
Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a10v34123.pdf Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br. Acesso em: 10 Abr. 2010 Informações Adicionais
|