tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo

Este artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histôrias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pôs-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ôtica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histôrias de identidades culturais marginalizadas (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Identidade racial; Multiculturalismo; Negros(as); Raça;
Autor(es):

  • Assis, Marta Diniz Paulo()
  • Canen, Ana()
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a10v34123.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0100-1574
Ano da Publicação: 2004
Nome do Periódico: Cadernos de Pesquisa
Número do Periódico: 123
Volume: 34
Colação: p.709-724
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br. Acesso em: 10 Abr. 2010


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599