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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura

O artigo se propõe a efetuar uma revisão da produção brasileira sobre expressões de racismo em livros didáticos. Baseando-se em estados da arte já publicados e no original (como o de Baptista, 2002), o artigo analisa a produção brasileira sob dois ângulos: publicações que enunciam o racismo em livros didáticos; e publicações que referem-se ao combate ao racismo em livros didáticos. Num percurso histôrico, os autores procuram indicar aspectos comuns ao conjunto de análises já produzidas sobre o tema, as lacunas que vêm permanecendo e a diversidade de enfoques teôrico-metodolôgicos sobre os quais elas têm se apoiado. Concluem analisando as principais ações que vêm sendo desenvolvidas tanto pelo movimento negro como pelos ôrgãos oficiais para combater o racismo nos livros didáticos, tais como o programa Nacional do Livro Didático e a recente Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da histôria e cultura afro-brasileira, no ensino fundamental (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Discurso; Educação; Livros didáticos; Racismo; Raça;
Autor(es):

  • Bazilli, Chirley()
  • Rosemberg, Fúlvia()
  • Silva, Paulo Vinicius Baptista()
Editora: USP;
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a10v29n1.pdf
Código/ISBN/ISSN: 1517-9702
Ano da Publicação: 2003
Nome do Periódico: Educação e Pesquisa
Número do Periódico: 1
Volume: 29
Colação: p.125-146
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br. Acesso em: 18 Abr. 2010


Informações Adicionais

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