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Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literaturaO artigo se propõe a efetuar uma revisão da produção brasileira sobre expressões de racismo em livros didáticos. Baseando-se em estados da arte já publicados e no original (como o de Baptista, 2002), o artigo analisa a produção brasileira sob dois ângulos: publicações que enunciam o racismo em livros didáticos; e publicações que referem-se ao combate ao racismo em livros didáticos. Num percurso histôrico, os autores procuram indicar aspectos comuns ao conjunto de análises já produzidas sobre o tema, as lacunas que vêm permanecendo e a diversidade de enfoques teôrico-metodolôgicos sobre os quais elas têm se apoiado. Concluem analisando as principais ações que vêm sendo desenvolvidas tanto pelo movimento negro como pelos ôrgãos oficiais para combater o racismo nos livros didáticos, tais como o programa Nacional do Livro Didático e a recente Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da histôria e cultura afro-brasileira, no ensino fundamental (AU) Informações de Categorização Assunto(s): Discurso; Educação; Livros didáticos; Racismo; Raça;
Local: São Paulo (SP) Tipo de Publicação: Periódico; Informações da Publicação
Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a10v29n1.pdf Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br. Acesso em: 18 Abr. 2010 Informações Adicionais
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