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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Ações afirmativas no sistema educacional: trajetórias de jovens negras da universidade de Brasília

O presente artigo apresenta experiências vividas por jovens universitárias que ingressaram pelo sistema de cotas na Universidade de Brasília nos cursos de Engenharia e Ciências Sociais e que apresentam distintas trajetôrias de socialização escolar. Analisa as experiências vividas nesses espaços assim como as estratégias diferenciadas no que diz respeito ao enfrentamento do preconceito e da discriminação. Apresenta ainda as avaliações realizadas pelas jovens a respeito da implementação de cotas para estudantes negros nas universidades públicas. Concordamos que não adianta a medida ser justa e estar de acordo com os imperativos da justiça social se ela não produz resultados. As cotas não representam a única forma de luta por reconhecimento e redistribuição, mas refletem a importância e a necessidade de uma modificação mais profunda na gramática dos discursos no interior da universidade e no atendimento das demandas políticas e sociais (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Ação afirmativa; Educação; Gênero; Jovens; Juventude; Negros(as); Universidades;
Autor(es):

  • Silveira, Marly()
  • Weller, Wivian()
Editora: UFSC;
Local: Santa Catarina (SC)
Tipo de Publicação: Periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2008000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Código/ISBN/ISSN: 0104-026X
Ano da Publicação: 2008
Nome do Periódico: Revista Estudos Feministas
Número do Periódico: 3
Volume: 16
Colação: p.931-947
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br. Acesso em: 21 Abr. 2010


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