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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA

Privilegiando a narrativa de alunos egressos de um programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a pesquisa voltou-se para a compreensão dos impactos que a vivência da exclusão precoce da escola e de uma experiência de escolarização tardia geram na vida de adultos das camadas populares. Buscou-se, paralelamente, levantar elementos para verificar a pertinência de se considerar a EJA como um mecanismo que permite atenuar as consequências da exclusão social, contribuindo na luta em favor da efetivação da cidadania. A pesquisa inscreve-se nos campos temáticos da EJA; exclusão social/exclusão da escola e educação e cidadania. Esses campos temáticos foram articulados entre si e, posteriormente, essa articulação foi confrontada com dados empíricos coletados especificamente para esse fim. (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Cidadania; Educação; Educação de jovens e adultos; Exclusão social;
Autor(es):

  • Santos, Geovânia Lúcia dos()
Editora: ANPED - Assoc. Nac. de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação;
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Tipo de Publicação: Periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Código/ISBN/ISSN: 1413-2478
Ano da Publicação: 2003
Nome do Periódico: Revista Brasileira de Educação
Número do Periódico: 24
Colação: p.107-125
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br. Acesso em 01 Maio 2010


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