tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares

O texto aborda experiências internacionais de escolarização, vistas como uma nova dimensão da realidade educacional contemporânea que marca as trajetôrias escolares de jovens oriundos de meios sociais favorecidos. Discutem-se resultados de pesquisas nacionais recentes que começam a elucidar as características do fenômeno no contexto brasileiro. Uma expansão da demanda por esse bem cultural é detectada entre as camadas médias, que vêem na dimensão internacional do capital cultural um ingrediente indispensável à reconversão de seu patrimônio. Tais estratégias familiares inserem-se numa lôgica de distinção, ou seja, de reforço das fronteiras entre grupos mais ou menos providos em capital econômico e cultural. (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Desigualdade social; Educação; Jovens;
Autor(es):

  • Aguiar, Andrea Moura de Souza()
  • Ramos, Viviane Coelho Caldeira()
Editora: UNICAMP;
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Código/ISBN/ISSN: 0101-7330
Ano da Publicação: 2008
Nome do Periódico: Educação & Sociedade
Número do Periódico: 103
Volume: 29
Colação: p.355-376
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br. Acesso em: 01 Maio 2010


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599