![]() |
Preciso estudar para ser alguém: memória e representações sociais da educação escolarAs teorias que tratam da memôria social e das representações sociais entendem essas modalidades de manifestação mental como construídas e compartilhadas socialmente pelos grupos de vivências semelhantes. O objetivo deste artigo é discutir a escola e seu papel de agente de inclusão ou exclusão nas memôrias de vida apresentadas. Foram entrevistadas 15 mães e 15 filhas sobre suas vidas no passado, presente e futuro. Constatamos que a instituição escolar e o ato de estudar, de uma maneira geral, representam aspectos positivos vividos no passado e se projetam nos discursos sobre o futuro como possibilidades de mudança de vida. As práticas sociais, por outro lado, expõem rotinas que não incluem a escola. Podemos inferir que isso ocorre devido ao cotidiano de vulnerabilidade a que estão submetidas as entrevistadas por gerações e a uma provável inadequação da proposta pedagôgica da escola pública brasileira no que tange ao combate da evasão escolar. (AU) Informações de Categorização Assunto(s): Adolescentes; Condições sociais; Educação; Exclusão social; Memória social;
Tipo de Publicação: Periódico; Informações da Publicação
Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v18n39/v18n39a12.pdf Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br. Acesso em: 04 Maio 2010 Informações Adicionais
|