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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Preciso estudar para ser alguém: memória e representações sociais da educação escolar

As teorias que tratam da memôria social e das representações sociais entendem essas modalidades de manifestação mental como construídas e compartilhadas socialmente pelos grupos de vivências semelhantes. O objetivo deste artigo é discutir a escola e seu papel de agente de inclusão ou exclusão nas memôrias de vida apresentadas. Foram entrevistadas 15 mães e 15 filhas sobre suas vidas no passado, presente e futuro. Constatamos que a instituição escolar e o ato de estudar, de uma maneira geral, representam aspectos positivos vividos no passado e se projetam nos discursos sobre o futuro como possibilidades de mudança de vida. As práticas sociais, por outro lado, expõem rotinas que não incluem a escola. Podemos inferir que isso ocorre devido ao cotidiano de vulnerabilidade a que estão submetidas as entrevistadas por gerações e a uma provável inadequação da proposta pedagôgica da escola pública brasileira no que tange ao combate da evasão escolar. (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Adolescentes; Condições sociais; Educação; Exclusão social; Memória social;
Autor(es):

  • Naiff, Denis Giovanni Monteiro()
  • Naiff, Luciene Alves Miguez()
  • Sá, Celso Pereira de()
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v18n39/v18n39a12.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0103-863X
Ano da Publicação: 2008
Nome do Periódico: Paidéia (Ribeirão Preto)
Número do Periódico: 39
Volume: 18
Colação: p.125-138
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br. Acesso em: 04 Maio 2010


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