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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Advocacy: o lobby do bem

Há lobbies que vêm para o bem. É comum ouvirmos essa frase escrita de modo diferente, mas o sentido é o mesmo. Assim são as ações de pessoas ou grupos, empresas ou organizações sociais que se engajam por uma causa. O objetivo é lutar para a resolução de um problema ou pela defesa dos direitos de uma entidade ou de um grupo. O termo advocacy, expressão inglesa que ainda não ganhou tradução literal para o português, se generalizou ao longo do tempo em função do acelerado crescimento do Terceiro Setor em todo o mundo. O lobby - ou o advocacy - é a utilização do poder e do status para se comunicar melhor e conquistar os objetivos pretendidos. Apesar de a palavra lobby ter sido usurpada por nossos malfadados governantes, o significado real dela é tão nobre quanto o objetivo do Terceiro Setor. Advocacy é, basicamente, um lobby realizado entre setores (ou personagens) influentes na sociedade. É na realização de processos de comunicação, reuniões entre os interessados e os pedidos entre essas influências que se dá o verdadeiro advocacy, que pode ter várias vertentes, como social, ambiental ou cultural. (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Advocacy; ONGs;
Autor(es):

  • Zeppelini, Márcio()
Editora: IPEA;
Local: Distrito Federal (DF)
Tipo de Publicação: Artigos eletrônicos;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.ipea.gov.br/acaosocial/article26c3.html?id.article=592
Notas:

Disponível no site do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - http://www.ipea.gov.br
Acesso em: 31 Maio 2010


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