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Gênero, sexualidade e educação: notas para umaA combinação entre sexualidade e educação é um tema que remonta aos primôrdios da instituição escolar brasileira. Muitos projetos e iniciativas de educação sexual pontuaram a histôria da educação no Brasil e o encontro com a perspectiva de gênero sempre foi problemática. Nos anos de 1990, com o aparecimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a sexualidade e o gênero passaram a habitar os discursos e as práticas educacionais brasileiros de forma mais bem instalada, mas não menos conflituosa. Este texto analisa os principais caminhos "epistemolôgicos" que os discursos sobre a sexualidade e o gênero percorreram na instituição escolar ao longo de quase um século. A partir de uma perspectiva ancorada nos conceitos de Michel Foucault, especialmente as noções de dispositivo da sexualidade e biopolítica, analisou-se essa produção discursiva e institucional acerca da sexualidade. Mais contemporaneamente, procurou-se demonstrar as (in) compreensões sobre a diversidade sexual por meio de questionamentos oriundos da teoria queer, tomada como referência decisiva para a discussão da fala docente e de documentos oficiais presentes na escola a respeito de gênero e sexualidade. (AU) Informações de Categorização Assunto(s): Educação; Gênero; Práticas educativas; Sexualidade; Teoria Queer;
Local: Paraná (PR) Tipo de Publicação: Periódico; Informações da Publicação
Link/URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br Informações Adicionais
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