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Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

A problematização e a aprendizagem baseada em problemas:

diferentes termos ou diferentes caminhos?

Duas importantes propostas inovadoras são objeto de descrição e análise comparativa: a Metodologia da Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas. As duas propostas, que se desenvolvem a partir de visões teóricas distintas, têm pontos comuns e pontos diferentes. Nas duas propostas, o ensino e a aprendizagem ocorrem a partir de problemas. Na Metodologia da Problematização, enquanto alternativa de metodologia de ensino, os problemas são extraídos da realidade pela observação realizada pelos alunos. Na Aprendizagem Baseada em Problemas, enquanto proposta curricular, os problemas de ensino são elaborados por uma equipe de especialistas para cobrir todos os conhecimentos essenciais do currículo. O conhecimento de suas características não permite confundi-las, mas, com certeza, tomá-las como alternativas inspiradoras de um ensino inovador que ultrapasse a abordagem tradicional. (AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Aprendizagem; Educação; Ensino;
Autor(es):

  • Berbel, Neusi Aparecida N.()
  • Rosa, Waldemir()
Editora: UNESP;
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/icse/v2n2/08.pdf
Código/ISBN/ISSN: 1414-3283
Ano da Publicação: 1998
Nome do Periódico: Interface - Comunic., Saúde, Edu.
Número do Periódico: 2
Volume: 2
Colação: p.139-154
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 30 mar. 2011


Informações Adicionais

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