tamanho de fonte:
Pesquisa básica



Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória

Este artigo se propõe a evidenciar algumas características presentes em muitos dos ensaios de implantação dos ciclos escolares no país, bem como as justificativas para a sua adoção. Assim o faz por entender que o domínio das representações e da cultura, bem como o das fundamentações teóricas e das razões políticas que compõem as justificativas é um dos mais significativos na constituição das múltiplas determinações das reformas educacionais. São revisitados alguns textos antológicos da História da Educação Brasileira que situam a discussão em décadas passadas, bem como registradas iniciativas de adoção dos ciclos em diferentes períodos e em espaços diversos, recuperando-se inclusive dados de pesquisa sobre as propostas curriculares dos estados e de alguns municípios, vigentes entre 1985 e 1995.(AU)

Informações de Categorização

Assunto(s): Brasil; Curriculo escolar; Educação; História; Políticas educacionais; Reformas;
Autor(es):

  • Mitrulis, Eleny()
Local: São Paulo (SP)
Tipo de Publicação: Artigo de periódico;

Informações da Publicação

Link/URL: http://www.scielo.br/pdf/cp/n108/a02n108.pdf
Código/ISBN/ISSN: 0100-1574
Ano da Publicação: 1999
Nome do Periódico: Cadernos de Pesquisa
Número do Periódico: 108
Colação: p.27-48
Notas:

Disponível no site do SCIELO - http://www.scielo.br
Acesso em: 30 mar. 2011


Informações Adicionais

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599