CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | campanhas e direitos
Brasil  
Publicada em: 23/06/2015

Pela Igualdade de Gênero na Educação


O CLAM assina o "Manifesto pela Igualdade de Gênero na Educação - por uma escola democrática, inclusiva e sem censuras". Juntamente com outros grupos de pesquisa, instituições científicas e de promoção de direitos civis, repudiamos a forma deliberadamente distorcida que o conceito de gênero tem sido tratado nas discussões públicas, visando banir a noção de "igualdade de gênero" do debate.
   
Brasil  
Publicada em: 01/04/2015

Carta aberta ao Congresso Nacional


Atenta aos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/Aids, a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids manifestou-se contra a aprovação do PL 198/2015, que trata como crime hediondo a transmissão intencional do HIV. O CLAM subscreve a Carta Aberta ao Congresso Nacional pelo arquivamento de tal projeto, que reatualiza a figura do Crime de Contágio Venéreo, existente no Código Penal de 1940.
   
Brasil  
Publicada em: 15/03/2014

Tragam nossas meninas de volta


Aderindo à campanha internacional “Bring Back Our Girls”, o Centro Rio de Saúde Global (IMS/UERJ), o CLAM e o Círculo de Arte da Terra (Inst. de Artes/UERJ) promoverão um Ato na terça-feira (20/5), às 18h, em solidariedade às meninas nigerianas sequestradas. A manifestação acontecerá no térreo do Pavilhão João Lyra Filho e contará com uma intervenção artística de um grupo de mulheres da Mangueira.
   
Brasil  
Publicada em: 25/04/2013

Estatuto do nascituro volta à pauta no Brasil


Projeto dificulta o acesso das mulheres ao aborto legal, torna a maternidade compulsória mesmo para as vítimas de estupro, cria barreiras para o acesso à contracepção e poderá contribuir para o aumento da morbidade e mortalidade materna por abortos inseguros, sustentam setores da sociedade civil que se mobilizam contra o PL em campanha online. Assine a petição.
   
Brasil  
Publicada em: 26/09/2012

Pelo fim da clandestinidade


Em campanha, as Católicas pelo Direito de Decidir exortam as modificações previstas no projeto do novo Código Penal brasileiro, que amplia as possibilidades de aborto legal. De acordo com a entidade, as mudanças trarão benefícios especialmente para a saúde das mulheres pobres, negras e jovens, vítimas preferenciais da ilegalidade da prática.
   
América Latina  
Publicada em: 05/09/2012

ABORTO LEGAL E SEGURO


No Dia Internacional pela Descriminalização do Aborto, a campanha 28 de Setembro demanda aos Estados da região que garantam a realização de abortos legais e seguros e cessem os processos judiciais contra as mulheres que interromperam uma gravidez, para promover o exercício dos direitos de suas cidadãs e a defesa de sua laicidade.(Texto em espanhol)
   
 
Publicada em: 03/05/2012

Lei Zamudio Já!


O MOVILH e outras organizações sociais lideram campanha em prol de uma norma no Chile que combata de forma efetiva a discriminação e contribua para melhorar as condições de vida de pessoas cujos direitos são violados por fatores associados à orientação sexual e à identidade de gênero, entre outros. (Texto em espanhol)
   
 
Publicada em: 25/04/2012

JÁ É HORA...


CLADEM lança campanha instando os Estados latino-americanos a saldar suas dívidas com as mulheres em matéria de direitos a uma vida livre de violências, autonomia sexual e reprodutiva e educação laica, intercultural, inclusiva, não sexista e não discriminatória. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 13/03/2012

Moção de Apoio das Mulheres à Comissão da Verdade


Assine a Moção de Apoio das Mulheres à Comissão da Verdade, criada em 2011 pelo governo federal brasileiro para apurar violações de direitos humanos durante a ditadura militar instaurada no Brasil no péríodo de 1964 a 1985.
   
 
Publicada em: 24/11/2011

Campanha “Quem Ama Abraça!”


A Rede de Desenvolvimento Humano e o Instituto Magna Matter promovem a campanha "Quem Ama Abraça!", criada para disseminar a mensagem de que as mulheres do Brasil e do mundo inteiro têm o direito de viver sem violência e repleta de paz como todas e todos.
   
Página 1 de 11
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599