CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | campanhas e direitos
 
Brasil

Homens contra violência de gênero

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, apresentou esta semana, em Brasília, o site de assinaturas da campanha brasileira  Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres. Ao aderirem à campanha, os homens se comprometem publicamente a contribuir pela implementação integral da Lei Maria da Penha (11.340/06) e pela efetivação de políticas públicas que visam o fim da violência contra as mulheres. A iniciativa brasileira conta com o apoio de agências da Organização das Nações Unidas (ONU) - o Fundo das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Rede de Homens pela Equidade de Gênero (Rheg), o Instituto Papai, o Instituto Promundo, o Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades da Universidade Federal de Pernambuco (Gema/UFPE) e a Agende - Ações em Gênero e Cidadania.

“Em geral, quando se coloca a palavra ‘gênero’, imagina-se ser esta uma questão ligada às mulheres. Nosso objetivo é trazer o debate de gênero para pensar a posição dos homens na questão da violência contra as mulheres. A Campanha “Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres” busca trabalhar com o enfoque da violência de gênero. Muitos homens acreditam que a Lei Maria da Penha é parcial e é contrária aos homens. Isto é um erro: a Lei é a favor de uma sociedade mais justa. Não é uma Lei punitiva, sinalizadora de um novo modelo cultural. Ela gera a idéia de que existe um crime. Buscamos, assim, uma resignificação do masculino, como envolver os homens e construir novas masculinidades na perspectiva de gênero”, avalia Benedito Medrado, coordenador do Instituto Papai e da RHEG.

O nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o primeiro da lista de líderes de todos os setores da sociedade comprometidos com o fim da violência contra as mulheres. Imagens e depoimentos dos líderes nacionais já estão registrados no site coletor de assinaturas.

Clique aqui para participar

Publicada em: 05/11/2008

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599