CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | campanhas e direitos
 
Pelo mundo

Pela despatologização trans

A Campanha Internacional Stop Trans Pathologizantion (STP) 2012 lançou o comunicado “Reflexões sobre despatologização trans e direitos à saúde”. Segundo o texto, “ao longo dos últimos anos, foram publicadas declarações a favor de uma despatologização ou despsicopatologização da transexualidade por parte de redes internacionais de ativismo, entre as quais encontram-se a Ásia Pacific Transgender Network, ILGA Europa, ILGA Europe/TGEU (Declaração de Malta), MSM-GF, Secretariado Trans da ILGA, STRAP e Transgender Europe, bem como associações profissionais internacionais e nacionais como SOCUMES e WPATH”.

Apesar desses movimentos e da inclusão do tema da despatologização trans na agenda política internacional, por meio de documentos, declarações e recomendações, a lógica da patologização persiste por meio de diagnósticos previstos, por exemplo, pela Associação Americana de Psiquiatria (APA).

No dia 22 de outubro de 2011 será celebrado o Dia Internacional de Ação pela Despatologização das Identidades Trans. Ativistas interessados em participar dos eventos podem ser inscrever pelo email contact@stp2012.info, informando a cidade, o país, o grupo ou organização a que pertence e a atividade prevista.

O comunicado da campanha pode ser lido aqui

Publicada em: 14/09/2011

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599