CLAM - Principal  
Todas as mulheres?
A maioria das afetadas pela Zika são mulheres pobres em situação de hiper-maternagem, com pouco acesso ao planejamento familiar e sem poder de negociação com seus parceiros, descreveu Sinara Gumieri (ANIS) em recente debate. Quando a mídia volta seu olhar para outros temas e o Estado não lhes oferece respostas, elas se tornam ainda mais invisíveis
_
O terror da zika
Mudança climática, terrorismo e vigilância dos corpos das mulheres se articulam na luta colombiana contra a zika. Em entrevista ao CLAM, Claudia Rivera Amarillo fala sobre as práticas do governo e as narrativas empregadas.(Texto em espanhol)
_
O que nos diz respeito
A possibilidade de mobilização política envolve a identificação dos sujeitos com causas em comum, compartilhando suas dores e consequências, muitas vezes dramáticas, na experiência cotidiana. O massacre na boate Pulse, em Orlando — como a revolta de Stonewall — mobilizou e falou mais intimamente a determinados grupos e indivíduos que a outros.
_
Políticas de sexo/gênero no esporte
Em artigo, a pesquisadora Barbara Pires fornece um olhar panorâmico das políticas e resoluções do Comitê Olímpico Internacional que impõem métodos de regulação e controle do corpo feminino, para garantir a elegibilidade de atletas em competições a partir de uma distinção sexual ancorada no corpo.
_
O que é preciso saber sobre a CE
Narrativas sobre a contracepção de emergência revelam concepções equivocadas em relação ao medicamento e uma reprovação moral sobre seu uso, associado a uma suposta falha das mulheres em disciplinar seu exercício sexual e o controle da reprodução. Novo site propaga informações sobre o método aos profissionais de farmácias.
_
Condições para um debate
As respostas à emergência da zika nas Américas estão aquém do esperado, em especial na proteção das mulheres durante a gestação e após o parto. Nesta entrevista, Débora Diniz (ANIS) aborda o protagonismo de gestantes e médicas no cenário da epidemia, e retrata os principais desafios em torno do direito ao aborto e à proteção social das mulheres.
_
 

Receba nossa newsletter
 
 
 
 
 
 
 

Agenda

 
Livros
 
Carregando...
 
TAGs
SEXUALIDADE NO MUNDO
 

 
   
 
 
Twitter Facebook
IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599