CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | oferta acadêmica
 
Brasil

Abia - Processo Seletivo para Assessoria de Comunicação

A Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) inicia processo seletivo para a Assessoria de Comunicação da instituição. Buscamos candidatos/as com experiência significativa em ativismo em HIV/AIDS e direitos humanos com experiência no desenvolvimento de estratégias de comunicação para incidência política e de advocacy de organizações não-governamentais.

Entre as atribuições previstas, o/a profissional selecionado/a:

• Trabalhar em sinergia com a Coordenação Executiva e com a Coordenação Política da ABIA;

• Coordenar as atividades de comunicação e advocacy da ABIA;

• Supervisionar o desenvolvimento de plataforma virtual para análises criticas relacionadas ao HIV/AIDS

• Produzir conteúdos relacionados à análises criticas sobre política local, nacional e internacional de HIV/AIDS;

• Realizar assessoria de imprensa da ABIA;

• Articular diálogo com redes nacionais e internacionais de ativismo em HIV/AIDS;

• Representar a ABIA em espaços nacionais e internacionais de ativismo;

• Desenvolver propostas de posicionamentos político-institucional cotidianamente.

• Ter pós-graduação em Comunicação em Saúde, Saúde Pública, Saúde Coletiva, Ciências Sociais ou Ciências Humanas não é uma exigência, mas consideramos positivo, assim como experiência anterior com ONG/AIDS. Para se candidatar, as pessoas interessadas devem enviar para o e-mail selecao@abiaids.org.br Curriculum vitae e carta de apresentação, indicando o interesse na oportunidade profissional oferecida e detalhando qualificações e experiências relevantes. As candidaturas podem ser enviadas entre 15 de setembro e 15 de outubro de 2013 e é necessário que conste no assunto da mensagem “Oportunidade – Assessoria de Comunicação”. Apresentamos a seguir mais informações sobre a ABIA, bem como detalhes sobre as funções previstas para a Assessoria de Comunicação.

1. ANTECEDENTES INSTITUCIONAIS

Fundada em 1987, a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) é uma organização não-governamental que atua no acompanhamento das políticas públicas para o enfrentamento da epidemia de AIDS e se destaca pelo intenso ativismo na luta pelo acesso ao tratamento e assistência e na defesa dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.

O posicionamento político da ABIA em defesa dos direitos humanos e ao mesmo tempo o êxito das ações desenvolvidas nesta trajetória de 25 anos contribuíram para sua inserção como referência nacional e internacional em HIV/AIDS.

Nos anos 1980, a sociedade civil brasileira enfrentava as violações de direitos decorrentes do período da ditadura militar e mobilizava a sociedade para o processo de redemocratização quando surge a epidemia de AIDS. E é nesse contexto que a ABIA combina ativismo e inovação em seu projeto político.

Nos diferentes cenários de resposta à epidemia de AIDS no Brasil, a organização convocou processos democráticos para pensar e atuar em composição com organizações e redes nacionais e internacionais.

Reinventar e resignificar suas ações a partir dos desafios que a realidade provoca tem sido o desafio constante da ABIA.

2. OBJETIVO A SER ALCANÇADO PELA COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Conduzir os processos de comunicação, advocacy e incidência política da ABIA, na perspectiva de contribuir para que se instaure na instituição capacidades de articulação em rede a partir de análises críticas relacionadas aos processos de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento do HIV/AIDS, prioritariamente com ênfase em: 1) realizar o monitoramento das políticas de AIDS, em conexão a redes globais interdisciplinares e intersetoriais de ativistas e pesquisadores/as; 2) produzir e divulgar conhecimentos, ideias e ações, como forma de promover o ativismo político que demonstre as desigualdades, por meio de uma perspectiva crítica em níveis local, regional e global; e 3) divulgar resultados de pesquisas e levantamentos estratégicos, visando à mobilização relacionada com organizações da sociedade civil, para promover advocacy eficaz em questões relacionadas à sustentabilidade, capacitação e captação de recursos.

3. ATIVIDADES A SEREM DESEMPENHADAS

• Realizar a assessoria de comunicação;

• Realizar a assessoria de imprensa;

• Supervisionar o desenvolvimento de plataforma virtual;

• Produzir conteúdo;

• Representar a instituição em fóruns, grupos e redes nacionais e internacionais;

• Organizar reuniões;

• Coordenar projetos;

• Produzir análises.

4. COMO SE CANDIDATAR

Para se candidatar, as pessoas interessadas devem enviar para o e-mail selecao@abiaids.org.br Curriculum vitae e carta de apresentação, indicando o interesse na oportunidade profissional oferecida e detalhando qualificações e experiências relevantes. As candidaturas podem ser enviadas entre 15 de setembro e 15 de outubro de 2013 e é necessário que conste no assunto da mensagem “Oportunidade – Assessoria de comunicação”.

5. REQUISITOS PARA A CONTRATAÇÃO

Desejável pós-graduação em Comunicação em Saúde; Saúde Pública, Saúde Coletiva, Ciências Sociais ou Ciências Humanas, com conhecimento e experiência em ativismo.

Outros requisitos

• Disponibilidade imediata; e
• Atuação seguindo a posição política da ABIA.

Publicada em: 16/09/2013



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil