CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Estado, maternidades e redes de cuidado

Está no ar o terceiro episódio do “Quarentenas: gênero, sexualidade e feminismos em tempos de pandemia”, projeto da Rede Fluminense de Núcleos de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Feminismos nas Ciências Sociais (Redegen). 

ACESSE AQUI O TERCEIRO EPISÓDIO

Neste episódio, contamos com a participação da antropóloga e professora Laura Lowenkron (CLAM/IMS/UERJ), que entrevista a antropóloga e pesquisadora Camila Fernandes, pós-doc do NUSSEX/PPGAS/MN/UFRJ. O programa propõe uma conversa sobre maternidades, trabalho de cuidado e quarentena, procurando tensionar os desafios da construção de uma pauta interseccional sobre o cuidado das crianças que considere diferentes reivindicações políticas em torno da maternidade, da reprodução, do cuidado e dos direitos sociais. O podcast traz entrevistas e conversas com pesquisadoras/es, ativistas para tratar dos dilemas mais urgentes da nossa contemporaneidade e será divulgado mensalmente no Portal Catarinas. Plural por definição, “Quarentenas” espelha as múltiplas faces do cenário pandêmico atual, atravessado por diferenças e desigualdades interseccionadas.
 
A Redegen é composta por: Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM), Grupo de Estudos sobre Família Contemporânea (GREFAC), Laboratório de Estudos de Gênero e Interseccionalidade (LABGEN), Núcleo de Estudos em Corpos, Gêneros e Sexualidades (NUSEX), Núcleo Interdisciplinar de Mulheres, Movimentos, Instituições e Normatividades (NIMMIN), Núcleo de Estudos em Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero (NUDERG) e Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero (NESEG). A rede tem a coordenação geral de Aparecida Fonseca Moraes (NESEG/PPGSA) e San Romanelli Assumpção (NIMMIN/IESP); a coordenação de comunicação de Verônica Toste (LABGEN/UFF) e a secretaria executiva de Carla de Castro Gomes (PAGU/Unicamp e NESEG/PPGSA) e de Madalena Gonçalves (NIMMIN/IESP).

Acesse Quarentenas também em:

Spotify, clique aqui

Soundcloud, clique aqui

Quarentenas tem a direção e edição da jornalista Renata Rodrigues. A música de abertura é uma composição de Leandro Braga, também ao piano.

Publicada em: 14/09/2020



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil