CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Proteção de crianças e adolescentes

Desafios nos 30 anos do ECA

23/09, 17h, quarta-feira

Com
Camila Fernandes
Maria Carolina Trevisan
Carolina Parreiras
Vanessa Leite
Regina Facchini (mediação)
 
 

Em julho deste ano, o Estatuto da Criança e do Adolescente completou 30 anos. Apesar de grandes avanços, ainda restam uma série de desafios especialmente no que se refere à concretização de uma política para crianças e adolescentes. Em tempos de conservadorismo e de ataques a direitos, categorias como infância e adolescência protagonizam disputas de sentidos, reacendendo a discussão sobre o reconhecimento de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos (e não como objetos de tutela).

Para essa conversa, contamos com um time maravilhoso de pesquisadoras sobre o tema:

Camila Fernandes -pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS/MN/UFRJ). Doutora em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação do Museu Nacional (PPGAS/MN/UFRJ). Pesquisadora associada ao NUSEX – Núcleo de estudos em Corpos, Gênero e Sexualidades (PPGAS/MN) e ao LACED – Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (PPGAS/MN).

Maria Carolina Trevisan - jornalista (UOL) e membro do Afro/Cebrap.

Carolina Parreiras - antropóloga, pesquisadora de pós-doutorado do Departamento de Antropologia da USP, membro do NUMAS (Núcleo de estudos sobre marcadores sociais da diferença) e professora colaboradora do PPGAS Unicamp. Tem experiência de pesquisa nas áreas de gênero e sexualidade e violências, especialmente em periferias e favelas

Vanessa Leite - pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Instituto de Saúde e Sociedade, campus Baixada Santista. graduação; Pesquisadora associada do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), coordenou o Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade (EGeS). Tem experiência profissional ligada a organizações da sociedade civil na área de defesa, promoção e garantia de direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e população LGBTI.

Mediação: Regina Facchini, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp e professora do PPGAS - IFCH/Unicamp.

A aula aberta ocorrerá AO VIVO na próxima quarta-feira, 23 de setembro, a partir das 17h, pela página do Pagu no Facebook e pelo canal do Numas no Youtube. Perguntas da plateia online serão encaminhadas às convidadas. Depois, tudo fica disponível também nas redes sociais do Pagu e do Numas, para que seja possível compartilhar a reflexão produzida coletivamente.

* O projeto GÊNERO & DESIGUALDADES é uma realização em parceria do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (Cocen/Unicamp) e do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Socais da Diferença (PPGAS/USP), sob organização das pesquisadoras Regina Facchini (Pagu/Unicamp) e Carolina Parreiras (Numas/USP). Tem por objetivo divulgar trabalhos e reflexões clássicas e contemporâneas com foco em gênero e em suas articulações com outras diferenças e desigualdades.

 

Publicada em: 21/09/2020



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil