CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Aula aberta

 

 

PROJETO GÊNERO & DESIGUALDADES*

 

 

Luto, dores e processos de sobrevivência e resistência

Quarta-feira 26 de maio de 2021 às 18:00 h (Brasília)

 No YouTube do CLAM, clique aqui para acessar

Denise Pimenta - Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado do Centro de Integragação de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs-Fiocruz/BA).

Mônica Cunha - Técnica em educação social. Co-fundadora do Movimento Moleque. Membro da Coalizão Negra por Direito e também à comissão de direitos humanos da Alerj.
Adriana Vianna - antropóloga, professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional. Desenvolve e orienta pesquisas sobre gênero, violência, famílias e processos de Estado.
Iyá Adriana de Nanã - sacerdotisa do Ilê Axé Omó Nanã, menbro da Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz e do Conselho Político da Ocupação Cultural Jeholu, palestrante e ativista dos direitos humanos e no enfrentamento ao racismo religioso.
Debate:
Sérgio Carrara - Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde desenvolve pesquisas na área da Antropologia do Corpo e da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, gênero, homossexualidade, direitos humanos e violência. É editor da Revista Sexualidade, Saúde e Sociedade, pesquisador do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos - CLAM/IMS//UERJ e do Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos - LIDIS/UERJ.
Mediação:
Bernardo Machado - Doutor no Departamento de Antropologia Social (USP). Atualmente realiza pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas e é membro dos grupos de pesquisa NUMAS, Etnohistória (ambos da USP) e APSA (Unicamp).
 
 
* O projeto GÊNERO & DESIGUALDADES é uma realização em parceria do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (Cocen/Unicamp) e do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Socais da Diferença (PPGAS/USP), sob organização das pesquisadoras Regina Facchini (Pagu/Unicamp) e Carolina Parreiras (Numas/USP; PPGAS/Unicamp). Tem por objetivo divulgar trabalhos e reflexões clássicas e contemporâneas com foco em gênero e em suas articulações com outras diferenças e desigualdades. Esta atividade foi produzida em parceria com o Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), a partir da articulação com as pesquisadoras Alessandra Brigo e Viviane Mattar.

 

Publicada em: 23/05/2021



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil