CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Mesa Redonda - Os homens e o cuidado

O Grupo de Trabalho Mães Cientistas da UERJ, em parceria com o Nuderg, convida a todos para a live “Os homens e o cuidado: continuidades e mudanças na construção de paternidades no contemporâneo” que acontecerá ao vivo, nessa sexta-feira, dia 06/08 ás 15h pelo canal do Youtube.

O GT irá receber para o debate um trio de pesquisadores que vem refletindo sobre paternidade, masculinidade, gênero e produção do conhecimento. Esta conversa será com Jorge Lyra (UFPE/Gema), Felipe Ricachenevsky (UFRGS/Parent in Science) e Doriam Borges (UERJ/ICS). A mediação ficará por conta de Maira Covre-Sussai (UERJ) 

O evento tem como objetivo debater as continuidades e mudanças envolvendo o tema da paternidade para a construção de uma outra economia do cuidado que questione os processos sociais, culturais e históricos que situaram os homens em um lugar distanciado das obrigações cotidianas do trabalho reprodutivo e ajudaram a estruturar as profundas desigualdades de gênero observadas na nossa sociedade. Por um outro lado, também é interessante questionar por que a discussão sobre paternidade e masculinidade ainda é intratável na universidade brasileira quando comparada às discussões sobre mulheres e maternidade, assim reproduzindo a lógica do senso comum para a qual o trabalho reprodutivo e do cuidado é algo relacionado "naturalmente" às mulheres. 

Acesse a transmissão do evento pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=DrkZDkXQvBM

Para mais informações sobre o GT Mães Cientistas da UERJ:

Facebook: https://www.facebook.com/maescientistasuerj

Instagram: https://www.instagram.com/maescientistasuerj

Publicada em: 04/08/2021



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil