CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | em destaque
 
Brasil

Colóquios CLAM/LIDIS em Gênero, Sexualidade e Política

Saúde Comunitária: um modelo de prevenção do HIV/AIDS para mulheres trans na França
 
Os Colóquios em Gênero, Sexualidade e Política, promovidos pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) e pelo Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos (LIDIS/UERJ), congregam estudantes, pesquisadores/as e profissionais interessados/as nas temáticas de gênero e sexualidade para compor um espaço de formação e de informação baseado em projetos acadêmicos que circunscrevem a atuação desses dois coletivos.

A realização dos colóquios seguem de forma remota. 

Na sexta-feira, dia 17/09, ás 11h, a apresentação é com Marina Duarte (Pós doutoranda pela Université Paris 8 no Laboratoire d'Étude de Genre et de Sexualité, atualmente em intercâmbio de pesquisa no IMS/ UERJ)
 
A população de mulheres trans e travestis tem uma alta taxa de prevalência do HIV/AIDS se comparada a outros grupos sociais, sobretudo se forem trabalhadoras do sexo. Por isso, é uma população considerada ''população chave'' em programas de prevenção do HIV/AIDS. Em paris, a prevenção e a assitência para elas, começaram a ser feitas no início da década de 1990 por meio de associações comunitárias - instituições dirigidas por e para essa população. Esta apresentação se propõe a fazer uma análise desse modelo preventivo com o objetivo de avaliar seus avanços, suas especificidades, seus limites e também apontar alguns desdobramentos inesperados das políticas públicas de saúde para as mulheres trans e travestis na França.
 
 
Para participar, é preciso se inscrever pelo formulário disponível em: https://rb.gy/jfohjb
 
O link para a sessão (Zoom) será enviado na véspera, por email, para as/os inscritos/as.

 

 

Publicada em: 10/09/2021



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil