CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Contracepção de emergência em foco

O Webinário 03 da série "População: diversidade, direitos e desenvolvimento", fruto da parceria entre o Fundo de População das Nações Unidas no Brasil (UNFPA) e a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), discutirá sobre o panorama, contextos e perspectivas da contracepção de emrgência.

A contracepção de emergência, ou AE, é um método anticonceptivo que pode evitar a gravidez após a relação sexual desprotegida. Está disponível nos serviços públicos de saúde, mas sua aquisição em farmácias privadas continua sendo a principal forma de acesso ao método. A garantia do acesso à AE é dificultada pela ausência de políticas públicas direcionadas especificamente a este método.

O objetivo desta mesa, organizada pelo GT Fecundidade, Comportamento e Saúde Sexual e Reprodutiva da ABEP, é apresentar dados atuais quanto ao uso da AE em alguns contextos internacionais e locais, além de discutir estratégias concretas que facultem melhor acesso a essa importante tecnologia, incluindo a população juvenil.

A ABEP convidou pesquisadoras com reconhecido percurso de docência, militância e investigação na área dos direitos reprodutivos para apresentar e debater sobre o assunto:

Elaine Reis Brandão (IESC/UFRJ e RedeGen)

Tânia Lago (Instituto de Sáude/SP)

Regina M. Barbosa (NEPO/Unicamp)

Margareth Arilha (NEPO/Unicamp)

Cristiane S. Acabral (FSP/USP - Coordenadora do GT Fecundidade da ABEP).

 

"Contracepção de emergência em foco: panorama, contextos e perspectivas"

Data: 19 de outubro de 2021, às 16h.
No canal da ABEP do Youtube:
 https://www.youtube.com/watch?v=lwKPwQlLSJc 

 

 

Publicada em: 18/10/2021



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil