CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | oferta acadêmica
 
Brasil

Programa de doutorado e pós-doutorado no exterior

EDITAL CAPES-COFECUB 2022 PROJETO GÊNERO AMEAÇA(N)DO

PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR 2022

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

A coordenação do projeto Gênero Ameaça(n)do (UERJ/UFSC/UFBA), em atendimento ao Edital do Programa CAPES-COFECUB 08/2018, estabelece neste documento os critérios de seleção e leva ao conhecimento das/os interessadas/os que se encontram abertas as inscrições para a seleção de um/a bolsista sanduíche que atuará junto ao projeto na Universidade de Paris VIII, sob a supervisão acadêmica do de um dos docentes da equipe francesa do projeto, com bolsa de 4 a 12 meses de estágio, com início em dezembro de 2022. No título do e-mail deve constar CANDIDATURA CAPES COFECUB 2022 - SANDUICHE. Para quaisquer dúvidas: generocapescofecub@gmail.com

1. DAS INSCRIÇÕES As inscrições deverão ser feitas por via eletrônica através do e-mail da coordenadora do projeto no Brasil, Profa. Dra. Anna Paula Uziel (uzielap@gmail.com) e para o coordenador do projeto na França, Prof. Dr. Eric Fassin (eric.fassin@gmail.com) no período de 1 a 21 de outubro de 2022. Haverá uma reunião virtual de apresentação do projeto e informações sobre as bolsas CAPES-COFECUB em julho de 2022. Interessados em participar da reunião devem enviar mensagem à coordenadora do projeto Anna Paula Uziel (uzielap@gmail.com), para receber informações sobre data e horário do encontro.

2. DOS REQUISITOS PARA CANDIDATAS/OS À BOLSA As/os candidata/os deverão atender aos seguintes requisitos: a. Ser doutoranda(o) em um dos programas de pós-graduação participantes do projeto: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/IMS/UERJ, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS/UERJ), Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos (PPGNEIM/UFBA), Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFBA) e Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos (POSAFRO/UFBA), preferencialmente com orientação das/os professores/as integrantes do projeto CAPES-COFECUB. Na ausência de candidatos/as desses programas, serão aceitos/as como candidatos/as alunos/as de doutorado de outros cursos de pós-graduação da UERJ, UFSC e UFBA que realizem pesquisas nas áreas de gênero e sexualidade e tenham algum vínculo com a rede Gênero Ameaça(n)do. b. Ser brasileira/o ou possuir visto permanente no País; c. Estar em dia com as obrigações eleitorais; d. Possuir currículo (no modelo CV Lattes do CNPq) que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto, em particular com formação e experiências acadêmicas multidisciplinares na área de gênero e sexualidade; e. Apresentar Plano de Trabalho compatível com o projeto CAPES-COFECUB Gênero Ameaça(n)do (em anexo) com atividades previstas para um cronograma de 04 a 12 meses; f. Ter conhecimento de francês, nos parâmetros exigidos pela Capes, ou seja prova DELF ou DALF B2 ou TCF Capes (Test de Connaissance du Français) g. Dedicar-se integral e exclusivamente às atividades do projeto durante a permanência na França; h. Não ter vínculo empregatício ou estatutário durante a realização do projeto; i. Não ser aposentada/o; j. Fixar residência na região parisiense durante o período da execução do projeto de estágio sanduíche; k. Estar apta/o a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua candidatura pela CAPES e segundo o cronograma previsto.

3. DAS VAGAS Será oferecida uma (01) vaga para o desenvolvimento das atividades previstas no plano de trabalho do projeto intitulado “Gênero Ameaça(n)do”, a ser desenvolvido por um período de 04 a 12 meses.

 4. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À INSCRIÇÃO Serão solicitados para inscrição os seguintes documentos: a. Currículo lattes atualizado e comprovado; b. Plano de trabalho pertinente com a temática geral do projeto; c. Carta de motivação para integrar o projeto Gênero Ameaça(n)do. d. Históricos escolares de mestrado e doutorado. e. Carta de Anuência da/o orientador/a explicitando o apoio à candidatura. f. Carta de anuência da coordenação do programa de pós-graduação ao qual a/o estudante está vinculada/o. g. Resultado de teste de língua TCF Capes (Test de Connaissance du Français) ou DELF ou DALF no nível exigido pela Capes. É possível consultar o calendário de provas neste link: https://www.aliancafrancesa.com.br/wpcontent/uploads/2016/04/TCFs-2022.pdf

5. DA SELEÇÃO A seleção será realizada em duas etapas: a. Análise do projeto e da documentação listada no item 4. O currículo deverá estar atualizado até o dia 21/10/2022. b. Entrevista, em francês, a ser realizada entre 24 e 28 de outubro de 2022. A comissão de seleção classificará as/os candidatas/os selecionadas/os a partir de pontuação atribuídas aos documentos apresentados e chamará para a entrevista os dossiês com pontuação acima de 7,0. A nota final será dada pela pontuação da documentação (peso 5) e entrevista (peso 5). Em caso de empate serão priorizadas candidaturas com plano de trabalho de maior tempo de permanência na França. Candidatas/os que não entregarem todos os documentos solicitados no item 4 deste Edital serão desclassificadas/os.

6. DO RESULTADO O resultado da seleção será divulgado até o dia 31/10/2022. A/o candidata/o aprovado/a deverá estar apta/o a fazer imediatamente os encaminhamentos da bolsa junto a CAPES e solicitação de visto junto ao consulado francês de sua região. Caso a/o candidato selecionado não comprove a apresentação da documentação junto à CAPES no prazo de 15 dias após a divulgação da seleção será automaticamente desclassificada/o e a/o suplente será chamada/o em ordem de aprovação.

7. DA BOLSA A/o candidata/o selecionada/o receberá financiamento pelo Programa CAPES-COFECUB, sendo contemplada/o com uma bolsa de doutorado sanduíche no exterior, no valor em curso para a cidade de Paris e taxas complementares pagas pela CAPES.

8. DO INÍCIO DAS ATIVIDADES A/o candidata/o selecionada/o deverá iniciar as atividades imediatamente após a implantação da bolsa pela CAPES.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Os recursos poderão ser interpostos no e-mail da coordenadora do projeto no prazo de até 48 horas após a divulgação oficial do resultado. Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do projeto Gênero Ameaça(n)do. Se não houver candidatos/as com projetos compatíveis com o projeto, a comissão poderá não preencher a vaga para doutorado sanduiche.

A comissão de seleção será composta por três professores/as vinculados ao projeto CAPES-COFECUB (excluindo orientadoras/es de candidatas/os). Equipe brasileira Anna Paula Uziel (UERJ) Sérgio Carrara (UERJ) Miriam Pillar Grossi (UFSC) Felipe Bruno Martins Fernandes (UFBA) Equipe francesa Michel Bozon (INED) Éric Fassin (Université de Paris 8) Sandra Laugier (CNRS) Cendrine Marro (Université de Créteil

Acesse o edital na íntegra: file:///C:/Users/carlos/Downloads/Cofecub%20Edital%20Sanduiche%202022%20final%20(1).pdf

EDITAL CAPES-COFECUB 2022

PROJETO GÊNERO AMEAÇA(N)DO PROGRAMA DE PÓS DOUTORADO NO EXTERIOR 2022/2023

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

A coordenação do projeto Gênero Ameaça(n)do (UERJ/UFSC/UFBA), em atendimento ao Edital 08/2018 do Programa CAPES-COFECUB, estabelece neste documento os critérios de seleção e leva ao conhecimento das/os interessadas/os que se encontram abertas as inscrições para a seleção de 2 bolsistas de pós-doc que atuarão junto ao projeto na Université de Paris 8, com bolsa de 04 a 12 meses de estágio, com início entre outubro e dezembro de 2022. Para quaisquer dúvidas: generocapescofecub@gmail.com

1. DAS INSCRIÇÕES As inscrições deverão ser feitas por via eletrônica através do e-mail da coordenadora do projeto no Brasil, Profa. Dra. Anna Paula Uziel (uzielap@gmail.com) e para o coordenador do projeto na França, Prof. Dr. Eric Fassin (eric.fassin@gmail.com) no período de 01 a 31 de julho de 2022. No subject/assunto deve constar CANDIDATURA CAPES COFECUB 2022.

2. DOS REQUISITOS PARA CANDIDATAS/OS À BOLSA As/os candidatas/os deverão atender aos seguintes requisitos: 1. Ter concluído o doutorado entre 2014 e julho de 2022 (com documentação de doutorado concluído), nas áreas de Antropologia, Interdisciplinar em Ciências Humanas, Interdisciplinar em Estudos sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, Estudos Étnicos e Africanos, Psicologia, Saúde Coletiva ou áreas afins na UERJ, UFSC ou UFBA ou em outras universidades desde que orientadas/os por professoras/es integrantes da rede Gênero Ameaça(n)do; 2. Ter vínculo acadêmico sólido com os núcleos de pesquisa participantes da rede Gênero Ameaça(n)do; 3. Ter realizado doutorado no campo de estudos de gênero e sexualidade; 4. Ser brasileira/o ou possuir visto permanente no País; 5. Estar em dia com as obrigações eleitorais; 6. Possuir currículo (no modelo CV Lattes do CNPq) que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto, em particular com formação e experiências acadêmicas multidisciplinares na área de gênero e sexualidade; 7. Apresentar Plano de Trabalho compatível com o projeto CAPES-COFECUB Gênero Ameaça(n)do (em anexo) com atividades previstas para um cronograma de 04 a 12 meses; 8. Dedicar-se integral e exclusivamente às atividades do projeto; 9. Não ser aposentada/o; 10. Fixar residência na região parisiense durante a execução do projeto; Estar apta/o a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua candidatura pela CAPES e segundo o cronograma previsto. 12. Ter conhecimento de francês, nos parâmetros exigidos pela Capes, ou seja, prova DELF ou DALF nível B2 ou TCF Capes (Test de Connaissance du Français), ou ter feito doutorado sanduíche ou estágio de estudos equivalente em país francófono, ter estudado em escola francesa ou ainda estar matriculada/o e cursando curso avançado de francês (com documento indicando o nível de língua em que se encontra).

 3. DAS VAGAS Serão oferecidas até duas vagas para o desenvolvimento das atividades previstas no plano de trabalho do projeto Gênero Ameaça(n)do, a ser desenvolvido por um período de 04 a 12 meses, junto à Université de Paris 8.

 4. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À INSCRIÇÃO Serão solicitados para inscrição os seguintes documentos: 1. Currículo lattes atualizado e comprovado (entregue em um único pdf); 2. Projeto de pesquisa articulado com o projeto Gênero Ameaça(n)do; 3. Plano de trabalho com detalhamento de atividades que pretende realizar na França durante o estágio de pós-doc; 4. Carta de motivação para integrar o projeto CAPES-COFECUB Gênero Ameaça(n)do; 5. Históricos escolares de mestrado e doutorado; 6. Resultado de teste de língua TCF Capes (Test de Connaissance du Français) ou DELF ou DALF com nível mínimo B2 ou comprovação de uma das outras possibilidades expressas no item 2.13.

5. DA SELEÇÃO E DEFESA ORAL A seleção será realizada em duas etapas: 1. Análise da documentação listada no item 4. O currículo deverá estar atualizado até o dia 31/07/2022. A comissão de seleção avaliará a documentação e classificará as/os candidatas/os. Candidatas/os que obtiverem a nota mínima 7,0 serão chamadas/os para a entrevista. 2. Defesa por meio virtual, em francês, do projeto de pesquisa e plano de trabalho, a ser realizada entre 1 e 5 de agosto de 2022. A nota final será composta da média entre a análise documental (peso 5) e a entrevista (peso 5). A avaliação será feita por uma comissão constituída por docentes das equipes brasileira e francesa do projeto Gênero Ameaça(n)do. Caso haja empate nas notas finais serão selecionadas candidaturas com projetos com maior tempo de permanência na França. Candidatas/os que não entregarem todos os documentos solicitados no item 4 deste Edital, ou que não estiverem disponíveis na hora da defesa oral do projeto serão desclassificadas/os.

 6. DO RESULTADO O resultado da seleção será divulgado até o dia 10/08/2022. As/os candidatas/os aprovados/as nos dois primeiros lugares deverão estar aptas/os a fazer imediatamente os encaminhamentos da bolsa junto a CAPES e solicitação de visto junto ao consulado francês. Caso as/os candidatos selecionadas/os nos primeiros lugares não comprovem a apresentação da documentação junto à CAPES no prazo de 15 dias após a divulgação da seleção serão automaticamente desclassificado/a e os suplentes serão chamados em ordem de aprovação.

7. DA BOLSA A/o candidata/o selecionada/o deverá iniciar as atividades imediatamente após a implantação da bolsa pela CAPES.

8. DO INÍCIO DAS ATIVIDADES A/o candidata/o selecionada/o deverá iniciar as atividades imediatamente após a implantação da bolsa pela CAPES.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Os recursos poderão ser interpostos no e-mail da coordenadora do projeto no prazo de até 48 horas após a divulgação oficial do resultado. Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do projeto Gênero Ameaça(n)do. Se não houver candidatos com projetos compatíveis com o projeto e/ou com domínio de francês, a comissão poderá não preencher as duas vagas de bolsa de pós doc. A comissão de seleção será composta por professores/as vinculados ao projeto CAPES-COFECUB (excluindo orientadoras/es de candidatas/os).

Equipe brasileira Anna Paula Uziel (UERJ) Sérgio Carrara (UERJ) Miriam Pillar Grossi (UFSC) Felipe Bruno Martins Fernandes (UFBA) Equipe francesa Michel Bozon (INED) Éric Fassin (Université de Paris 8) Sandra Laugier (CNRS) Cendrine Marro (Université de Créteil 2).

Acesse o edital na íntegra: file:///C:/Users/carlos/Downloads/edital%20genero%20ameaca(n)do%20posdoc%202022%20final%20(3).pdf

 

 

Publicada em: 27/05/2022



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil