CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

A Mulher sob a ótica da mídia

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher e o Instituto Patrícia Galvão realizam, nos dias 5 e 6 de agosto, a terceira edição do Seminário A Mulher e a Mídia, no Rio de Janeiro. Segundo as organizadoras, o projeto nasceu da necessidade de abordar a temática de gênero com os próprios formadores de opinião. “A idéia é reunir profissionais da mídia convencional e da mídia alternativa para discutir a forma que seus profissionais abordam a mulher e como os veículos para os quais eles trabalham enfocam a temática de gênero”, afirma a jornalista Lourdinha Antoniolli, coordenadora geral do seminário.

A primeira edição aconteceu em 2004, no Rio de Janeiro, às vésperas da 1ª Convenção Nacional de Mulheres, tendo como tema central “A mulher é o fato”. “Discutimos como a mídia trata a mulher quando ela é o assunto e de que forma os meios de comunicação poderiam contribuir para mudar estereótipos”, lembra ela.

O segundo seminário, realizado em São Paulo, discutiu a dramaturgia e a conquista de espaço na abordagem de gênero. Na terceira edição pretende-se trazer à tona um pouco sobre a presença da mulher no poder na América Latina.

“A mídia é uma enorme aliada para esclarecer questões ligadas às políticas para as mulheres. Em ano de eleição, já se fala em um aumento na representação de mulheres no debate político. E queremos ver como a mídia pode nos ajudar nesta conquista”, observa Lourdinha.

O Seminário abordará quatro temas principais: A mídia, a mulher e o poder; A mulher e o marketing político; A mídia e os temas ocultos da democracia em processos político-eleitorais; e A mídia e a presença das mulheres no cenário político da América Latina.

O evento contará com exposições de jornalistas e especialistas em comunicação e direitos das mulheres do Brasil e de outros países da América do Sul, tais como Tereza Cruvinel, Marta Suplicy, Laura Greenhalgh, Carla Rodrigues, Cristiana Lôbo, Flavia Oliveira, Fátima Jordão, Lula Vieira, Wania Sant’Ana, Maria Luiza Heilborn, Rose Marie Muraro, Jacqueline Pitanguy, Eleonora Gosman (Argentina), Ivonne Trías (Uruguai) e Mónica Gonzalez (Chile).

O Seminário acontecerá no Hotel Novo Mundo – Praia do Flamengo, 20. A programação completa encontra-se no site www.patriciagalvao.org.br.

Publicada em: 02/08/2006



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil