CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Argentina  
Publicada em: 27/07/2011

Heterodoxias queer


Para a ativista e escritora Valeria Flores, na Argentina pós-matrimônio igualitário, o combate à lesbofobia, transfobia e homofobia, que “impregnam de modo capilar todos os imaginários sociais”, deve se dar em um plano micro-político. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 20/07/2011

Mensagens Equivocadas


Responsabilizar as mulheres pela transmissão do HIV e postular a fidelidade como método de prevenção representam retrocessos na luta contra a epidemia, afirmam María Helena Ahumada e Luz María Yaconí, do Observatório de Políticas Públicas em HIV/Aids do Chile, diante da campanha "Quién tiene Sida". (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 13/07/2011

Masculinidades tojolabales


"A masculinidade é uma construção precária e incerta que se situa mais além do conjunto de atributos, valores e condutas aparentemente essenciais ao varão", afirma o antropólogo mexicano Martín de la Cruz López Moya, que pesquisou a construção da masculinidade entre os tojolabales, povo maya do sul de Chiapas. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 06/07/2011

Gênero e política: barreiras que persistem


Aprovação de proposta no Senado brasileiro que prevê cotas destinadas às mulheres nas eleições proporcionais, no regime de lista fechada, é criticada pela cientista política Céli Regina Pinto. Em matéria de direitos sexuais e reprodutivos, afirma a pesquisadora, o Congresso, conservador, tem dificuldades para lidar com tais assuntos.
   
Brasil  
Publicada em: 06/07/2011

O complexo universo da sexualidade na internet


Em entrevista ao portal GenderIT.org, pesquisadores/as do CLAM e do Sexuality Policy Watch falam sobre os resultados da pesquisa EroTICs, pornografia, direitos sexuais, e a presença marcante de setores conservadores nas discussões sobre políticas de Internet no Brasil.
   
Colômbia  
Publicada em: 06/07/2011

Sexualidade e Migração


Em entrevista ao CLAM, Salvador Vidal-Ortiz fala sobre o lugar da sexualidade nos estudos sobre migração, problematiza as políticas de países considerados "paraísos sexuais"e investiga a rentabilidade de análises que articulam aspectos estruturais e microssociais nos estudos sobre sexualidade. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 15/06/2011

Migração, gênero e direitos


Diversas formas de discriminação afetam o exercício dos direitos de imigrantes no Chile. Em entrevista ao CLAM, Carmen Torres (Instituto da Mulher) relata os principais achados de um projeto de pesquisa e intervenção sobre a situação dos direitos desta população. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 08/06/2011

SAÚDE SEXUAL DE LÉSBICAS


Estudo chileno revela desafios para o cuidado da saúde sexual entre mulheres lésbicas e bissexuais. "O medo da discriminação e a ideia de que as relações sexuais entre mulheres são mais seguras são algumas das razões que as afastam da consulta médica", afirma Fernando Muñoz (MUMS), em entrevista ao CLAM. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 02/06/2011

UBA CONTRA A HOMOFOBIA


Cuba se manifesta contra a homofobia. Marchas públicas, conferências e eventos artísticos tomaram as ruas, universidades e cenários culturais de Havana e Santiago. Em entrevista ao CLAM, Alberto Roque (CENESEX) explica a abertura do governo cubano ao tema da diversidade sexual. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 25/05/2011

Jovens e direitos no México


Educação sexual nas escolas, métodos anticonceptivos para jovens e acesso à interrupção legal da gravidez em casos de estupro são demandas da RDfine México, uma rede cidadã para a defesa dos direitos sexuais e reprodutivos. (Texto em espanhol)
   
Página 10 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599