CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Chile  
Publicada em: 18/05/2011

Mulheres e parricídio


"A maioria das mulheres que comete parricídio o faz para proteger suas vidas e a de seus filhos; no entanto, nos julgamentos omite-se que eram vítimas de violência conjugal, já que, no Chile, as penas para casos de parricídio são mais graves que as por homicídio", afirma José Olavarría, coordenador de uma investigação sobre o tema. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 18/05/2011

Por uma agenda pró-ativa


Para o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), a luta pelo direito ao casamento civil por gays, lésbicas, travestis e transexuais é uma melhor estratégia de se buscar erradicar a homofobia no Brasil do que através da criminalização do preconceito e da discriminação.
   
Brasil  
Publicada em: 10/05/2011

As transformações de um campo


O pesquisador francês Alain Giami fala sobre a pesquisa “Sexualidade, Ciência e Profissão na América Latina”, realizada pelo CLAM e pelo Instituto Nacional de Saúde e da Pesquisa Médica (Inserm), da França, que mapeia o campo profissional da sexologia em seis países da região, incluindo o Brasil, cujo documento será lançado em mesa redonda no dia 13 de maio, na UERJ.
   
Brasil  
Publicada em: 10/05/2011

“O discurso adversário já mudou”


Nesta entrevista, o presidente da ABGLT, Toni Reis, avalia os efeitos da decisão da Suprema Corte de reconhecer as uniões homoafetivas como uniões estáveis e fala dos próximos passos do movimento LGBT brasileiro diante do novo contexto. Após a decisão, Reis e seu companheiro adquiriram uma Declaração de União Estável em cartório.
   
México  
Publicada em: 04/05/2011

MATRIARCADO ZAPOTECA?


No rol protagônico das mulheres, sua independência econômica e a autoridade que exercem em determinados âmbitos da vida social têm sido mal interpretadas como evidências de um matriarcado na comunidade zapoteca, afirma a antropóloga Margarita Dalton Palomo em sua mais recente publicação sobre gênero, poder e autoridade no Istmo de Tehuantepec, no México. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 27/04/2011

União homoafetiva em pauta no Supremo


Em entrevista ao CLAM, Sergio Cabral, governador do Rio de Janeiro, fala sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental apresentada por ele ao STF, pleiteando o reconhecimento de que o regime jurídico das uniões estáveis também deve se aplicar às uniões homoafetivas. A Ação poderá ser analisada no dia 04 de maio.
   
Brasil  
Publicada em: 27/04/2011

Sexualidade na cultura norte-americana


O livro Gays, lésbicas, transgenders: o caminho do arco-íris na cultura norte-americana, lançado pelo CLAM e pela EdUERJ, traça um perfil de uma vertente ficcional que narra o cotidiano e os dilemas das comunidades gay, lésbica e transgender nos Estados Unidos.
   
Chile  
Publicada em: 06/04/2011

Violência sexual como tortura


O Estado chileno deverá investigar a violência sexual contra mulheres presas durante a última ditadura, um crime que deve ser tipificado como forma de tortura. Paulina Maturana, advogada da organização que acompanha o processo, foi entrevistada pelo CLAM. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 06/04/2011

“A utopia é possível”


Em entrevista concedida durante o Encontro Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras, Lílian Celiberti, da Articulação Feminista Marcosur, fala sobre as lutas feministas na América Latina, a crise gerada pelo modelo de desenvolvimento predatório e os caminhos do feminismo na atualidade.
   
Colombia  
Publicada em: 04/04/2011

Direitos sexuais no Caribe Colombiano


Em entrevista ao CLAM, Wilson Castañeda, da organização Caribe Afirmativo, questiona a visão andinocentrista do trabalho em torno dos direitos LGBT na Colômbia e destaca a necessidade de abordar estas problemáticas a partir de uma perspectiva interseccional. (Texto em espanhol)
   
Página 11 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil