CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Colômbia  
Publicada em: 23/03/2011

MASCULINIDADES TRANSGRESSORAS


As experiências trans masculinas são configuradas mantendo relação com os modelos culturais daquilo que é ser homem. Para se reconciliar com os corpos em trânsito dos homens trans, é necessário explorar masculinidades alternativas ao patriarcado, ao sexismo e à homofobia, afirma o coletivo Entre-Tránsitos. (Texto em espahol)
   
México  
Publicada em: 23/03/2011

DIREITOS REPRODUTIVOS EM EVIDÊNCIA


Diante do avanço da penalização do aborto em estados do México, surgiu em 2009 uma aliança entre organizações a favor dos direitos sexuais e reprodutivos. Em entrevista ao CLAM, Leticia Cuevas Rosete, porta-voz do coletivo, fala sobre esse processo de organização da aliança e destaca as atividades desenvolvidas depois de um ano de sua criação. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 17/03/2011

Debate reaberto


"O papel das organizações que promovem os direitos sexuais e reprodutivos é importante no debate em torno do aborto terapêutico no Chile", afirma o senador Fulvio Rossi, co-autor do projeto de lei que propõe restituir a prática naquele país, a qual havia sido legal até 1990. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 17/03/2011

VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO CÓDIGO PENAL


Tramita no Congresso argentino um projeto que busca incluir no Código Penal a violência de gênero como agravante nos assassinatos de mulheres. Em entrevista ao CLAM, a deputada Cecilia Merchán, co-autora da iniciativa, explica como se articularia esta norma à legislação vigente sobre violência contra a mulher. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 17/03/2011

Autonomia como meta


Em entrevista ao CLAM, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, afirma que buscar a autonomia econômica, política e social das mulheres é uma das prioridades do novo governo do Brasil, país que apresenta elevados índices de desigualdade de gênero em diversos âmbitos.
   
Brasil  
Publicada em: 17/02/2011

O gênero na medicina


A antropóloga Daniela Manica discute – a partir de sua tese de doutorado sobre a “desnaturalização” da menstruação, defendida pelo médico brasileiro Elsimar Coutinho – como as concepções sobre sexualidade, gênero e corpo estão entrelaçadas às ciências médicas.
   
Brasil  
Publicada em: 17/02/2011

O gênero no tribunal


Recém-lançado pelo CLAM e pela EdUERJ, o livro A Transexualidade no Tribunal: Saúde e Cidadania, da advogada Miriam Ventura, aponta como o Judiciário brasileiro opera na concessão de direitos para indivíduos transexuais, tomando como base o discurso da medicina.
   
Colômbia  
Publicada em: 10/02/2011

Prazeres Perigosos


O prazer e o perigo são como os lados de um anel de Moebius: não se sabe onde um começa e o outro termina, afirma Nancy Prada Prada acerca dos discursos sobre a sexualidade das mulheres publicados no diário colombiano El Tiempo. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 10/02/2011

Acordo de Vida em Comum


Dois projetos de lei que buscam reconhecer as uniões homossexuais e heterossexuais estáveis tramitam no Parlamento chileno. Em entrevista para o CLAM, a senadora Lili Pérez destaca aspectos do chamado Acordo de Vida em Comum. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 11/01/2011

Muitos projetos e pouca efetividade


Pesquisa que mapeia políticas públicas brasileiras para a população LGTB revela que, apesar das inúmeras discussões e propostas, muito pouco ainda foi concretizado. Para o sociólogo Luiz Mello, coordenador do estudo, direitos civis para o segmento estão à mercê da boa vontade de juízes.
   
Página 12 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599