CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Argentina  
Publicada em: 11/01/2011

A história como caixa de ferramentas


Na biografia sobre o ativista gay argentino Carlos Jáuregui, Mabel Bellucci traça uma genealogia das articulações que levaram à conformação do campo LGBT na Argentina. O texto é uma interpelação ao movimento atual. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 15/12/2010

Documentando o estigma


O CLAM divulga alguns resultados do Índice de estigma en personas que viven con VIH, que permitirá medir a eficácia da atenção em saúde a pessoas que vivem com o HIV e formular políticas contra a discriminação. Leia a entrevista com Juan Simbaqueva, integrante do RECOLVIH, organização encarregada deste estudo na Colômbia. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 14/12/2010

O sexo do cérebro


Uma das premiadas no concurso “Construindo a Igualdade de Gênero”, do CNPq, a cientista social brasileira Marina Nucci discute as teorias naturalizantes e biologizantes sobre orientação sexual e gênero, usadas para “explicar” diferenças entre homens e mulheres e entre hetero e homossexuais.
   
Brasil  
Publicada em: 10/11/2010

Saúde e prazer valorizados


A recente escolha de um dia destinado a valorizar a saúde sexual reforça a necessidade de um olhar que integre a sexualidade à noção de bem-estar emocional e físico. Para a especialista Jaqueline Brendler, no entanto, não há, no Brasil, políticas públicas eficazes para a promoção do prazer e para a prevenção ou tratamento das disfunções sexuais.
   
Argentina  
Publicada em: 10/11/2010

Cultura política LGBT


Neste sábado, na Marcha do Orgulho e da Diversidade de Córdoba, Argentina, será realizada a primeira pesquisa sobre a população LGBT daquela cidade. Os organizadores esperam que o estudo venha a contribuir para o desenvolvimento do movimento local e para a formulação de políticas públicas. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 04/11/2010

Heterossexualidade e nação


"Ser parte da nação significa ser heterossexual e inscrever-se nessa lógica", afirma a feminista lésbica Ochy Curiel, que pesquisou sobre a heterossexualidade como regime político na Constituição de 1991, locus privilegiado da construção da nação colombiana. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 04/11/2010

Pontes educativas para a diversidade


Em agosto, a UNESCO convocou um diálogo sobre inclusão e valorização da diversidade sexual na escola. "O acesso à educação em sexualidade é uma parte importante do direito básico à educação", destacou Mary Guinn Delaney, especialista da agência internacional. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 20/10/2010

Realidades diferentes de acesso ao aborto


Livro recém-lançado esmiúça o contexto no qual a interrupção voluntária da gravidez foi aprovada em Portugal, em 2007, por meio de plebiscito. O autor, Maurílio Castro de Matos, traça um paralelo com o Brasil e avalia que, em curto prazo, não vê condições de o país avançar nesta questão.
   
Chile  
Publicada em: 20/10/2010

Se não há justiça…


A Corte Interamericana de Direitos Humanos oficializou a demanda de Karen Atala contra o Estado chileno por discriminação, por ter-lhe tirado a guarda de suas filhas. Érika Montecinos, diretora da revista Rompiendo el silencio, avalia o impacto da pressão internacional nas mudanças legislativas no Chile. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 06/10/2010

Demografia do outro


”Herdeira do projeto moderno, a demografia tem trabalhado sobre um sujeito branco, heterossexual e de classe média. Não se tem refletido sobre quem é o outro nos estudos de população”, afirma o pesquisador colombiano Gabriel Gallego. (Texto em espanhol)
   
Página 13 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil