CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Brasil  
Publicada em: 29/09/2010

“Decisão não cabe ao presidente”


Candidata do Partido Verde à Presidência da República, Marina Silva fala sobre a presença da mulher na política, direitos civis LGBT e aborto. “A decisão sobre essa questão não será tomada pelo Presidente. Considero que uma questão tão complexa e importante deve ser decidida diretamente pela sociedade, por meio de um plebiscito”.
   
Chile  
Publicada em: 29/09/2010

"O corpo, bastião de resistência"


Rosa Ferrada, da organização Movimiento Pro Emancipación de la Mujer, analisa a clausura que a questão do aborto enfrenta no Chile, na semana em que se comemora o Dia pela Descriminalização do Aborto na América Latina e no Caribe (28 de setembro). “Se abandonarmos a luta, estaremos derrotadas”, afirma. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 22/09/2010

Bachelet dirigirá ONU Mulheres


A ex-presidente chilena será a primeira diretora da nova entidade que abriga quatro agências dedicadas ao fomento da equidade de gênero e ao fortalecimento das mulheres. A socióloga Teresa Valdés comenta a importância desta designação. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 15/09/2010

Rádios para a diversidade


O ativismo LGBT encontrou nas tecnologias de informação e comunicação (TIC) as ferramentas necessárias para fazer circular seus discursos nos espaços distintos aos tradicionais. Para Carlos Serrano, da Radio Diversia, a rádio online permite ao ativismo manter uma relação vital e próxima com os cidadãos e cidadãs.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 01/09/2010

A tendência é que barreiras diminuam


No Brasil, uma ação no STF propõe que casais homossexuais tenham os mesmos direitos garantidos a casais heterossexuais. Para o juiz federal Roger Raupp Rios, o precedente legislativo argentino do matrimônio igualitário pode influenciar o julgamento da ação, demonstrando a tendência no Direito contemporâneo de derrubar barreiras discriminatórias.
   
Chile  
Publicada em: 18/08/2010

Especialista paraguaia em comitê da CEDAW


“Se me perguntam o que mais quero, a resposta é: Justiça!”, afirma Line Bareiro, a nova especialista do Comitê para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher (CEDAW) da ONU, eleita para o período de 2011-2014. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 12/08/2010

Feminismos e experiências trans


Para a antropóloga colombiana Andrea García Becerra, as experiências trans proporcionam ao feminismo um exemplo de alguns de seus postulados mais importantes. Também aportam problemas, conflitos e dissabores no gênero. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 12/08/2010

Literatura de mulheres na América Latina


A literatura tem o poder de “romper com os padrões socialmente impostos pelos sistemas de informação dominantes para resgatar o sentir das mulheres que lutam por seus direitos”, afirma em entrevista a escritora e acadêmica Francesca Gargallo. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 15/07/2010

Dez anos pelo direito de decidir


O ativismo das Católicas pelo Direito de Decidir surgiu no contexto do debate da Teologia da Libertação, a teologia feminista e o feminismo latino-americano. Componentes da organização na Colômbia falam sobre aborto e o direito de decidir sobre a sexualidade e a reprodução. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 07/07/2010

O corpo na escrita


Em entrevista ao CLAM, a poeta mapuche Miranda Rupailaf discute a ideia de mestiçagem e o lugar do gênero na poesia. Para ela, a consciência de gênero se adquire na violência e a psicologia feminina é parte do corpo, por onde passa o desejo.(Texto em espanhol)
   
Página 14 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599