CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Chile  
Publicada em: 07/07/2010

O corpo na escrita


Em entrevista ao CLAM, a poeta mapuche Miranda Rupailaf discute a ideia de mestiçagem e o lugar do gênero na poesia. Para ela, a consciência de gênero se adquire na violência e a psicologia feminina é parte do corpo, por onde passa o desejo.(Texto em espanhol)
   
Peru  
Publicada em: 07/07/2010

Arte contra o estigma e a discriminação


Através de encenações que interpelam as emoções dos espectadores, o projeto Ciudadanías luta contra a discriminação e pelos direitos de grupos estigmatizados. Fernando Olivos, artista plástico e diretor do projeto, fala ao CLAM sobre os detalhes desta proposta. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 01/07/2010

Do desejo à conquista


A XXIII Semana Cultural Lésbica-Gay, realizada na Cidade do México de 9 a 25 de junho, propôs resgatar a memória de dissidentes sexuais excluídos da história institucional. “Os avanços jurídicos não têm sentido sem uma mudança cultural”, afirmou Salvador Irys, ativista organizador do evento artístico, homenagem a Carlos Monsiváis. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 24/06/2010

Os suspeitos de sempre


Acabar com o gênero ou estremecer suas estruturas? Em entrevista ao CLAM, ativistas da Coordinadora Universitaria por la Disidencia Sexual – CUDS, do Chile, falam sobre o lugar que ocupam no âmbito universitário chileno, sua relação com o feminismo e os movimentos de liberação homossexual e as questões que mobilizam na sociedade. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 16/06/2010

Matrimônio e constitucionalidade


Na opinião de Maria de los Ángeles Bonzano, integrante da Cámara Primera de Familia da província de Córdoba, negar a modificação do Código civil em relação ao matrimônio significa desconhecer a constitucionalidade dos tratados internacionais assinados pela Argentina. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 08/06/2010

A moralidade do aborto


Gustavo Ortiz Millán, autor de La moralidad del aborto, afirma que, apesar da associação comum entre moral e religião, existem razões morais muito poderosas a favor da descriminalização do aborto, de fato mais poderosas que as que buscam a sua penalização. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 08/06/2010

Um debate que se evita


Em entrevista, Alejandro Guajardo y Myriam Jara, autores do livro Aborto en Chile – Testimonios y Argumentos para su Despenalización en Situaciones Calificadas, falam sobre a dificuldade de incluir o debate na agenda do Parlamento chileno e sobre as alternativas para abordar um tema que ainda se evita falar. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 01/06/2010

Das intervenções às transformações


Apesar das declarações polêmicas do presidente Evo Morales, a Bolívia é um dos poucos países da América Latina cuja Constituição protege os cidadãos contra a discriminação por gênero e orientação sexual. Entrevistamos Willmer Galarza, presidente do Colectivo TLGB de Bolivia, que fala dos desafios do ativismo sexual em um Estado plurinacional em construção.(Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 01/06/2010

Migração e existência lésbica


Através de um trabalho de campo etnográfico, a antropóloga colombiana Camila Esguerra aborda, à luz da colonialidade e da heterossexualização dos corpos, as experiências de mulheres migrantes que "habitam a existência lésbica". Em entrevista ao CLAM, a pesquisadora comenta o potencial teórico deste tipo de investigação. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 27/05/2010

Sexo entre mulheres


“O sexo seguro que nós mulheres queremos é: mais prazer, mais saúde, mais confiança, mais autonomia, mais jogo erótico, mais direitos, mais informação”, declara o coletivo Mujeres al borde. (Texto em espanhol)
   
Página 15 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil