CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
México  
Publicada em: 12/08/2010

Literatura de mulheres na América Latina


A literatura tem o poder de “romper com os padrões socialmente impostos pelos sistemas de informação dominantes para resgatar o sentir das mulheres que lutam por seus direitos”, afirma em entrevista a escritora e acadêmica Francesca Gargallo. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 15/07/2010

Dez anos pelo direito de decidir


O ativismo das Católicas pelo Direito de Decidir surgiu no contexto do debate da Teologia da Libertação, a teologia feminista e o feminismo latino-americano. Componentes da organização na Colômbia falam sobre aborto e o direito de decidir sobre a sexualidade e a reprodução. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 07/07/2010

O corpo na escrita


Em entrevista ao CLAM, a poeta mapuche Miranda Rupailaf discute a ideia de mestiçagem e o lugar do gênero na poesia. Para ela, a consciência de gênero se adquire na violência e a psicologia feminina é parte do corpo, por onde passa o desejo.(Texto em espanhol)
   
Peru  
Publicada em: 07/07/2010

Arte contra o estigma e a discriminação


Através de encenações que interpelam as emoções dos espectadores, o projeto Ciudadanías luta contra a discriminação e pelos direitos de grupos estigmatizados. Fernando Olivos, artista plástico e diretor do projeto, fala ao CLAM sobre os detalhes desta proposta. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 01/07/2010

Do desejo à conquista


A XXIII Semana Cultural Lésbica-Gay, realizada na Cidade do México de 9 a 25 de junho, propôs resgatar a memória de dissidentes sexuais excluídos da história institucional. “Os avanços jurídicos não têm sentido sem uma mudança cultural”, afirmou Salvador Irys, ativista organizador do evento artístico, homenagem a Carlos Monsiváis. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 24/06/2010

Os suspeitos de sempre


Acabar com o gênero ou estremecer suas estruturas? Em entrevista ao CLAM, ativistas da Coordinadora Universitaria por la Disidencia Sexual – CUDS, do Chile, falam sobre o lugar que ocupam no âmbito universitário chileno, sua relação com o feminismo e os movimentos de liberação homossexual e as questões que mobilizam na sociedade. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 16/06/2010

Matrimônio e constitucionalidade


Na opinião de Maria de los Ángeles Bonzano, integrante da Cámara Primera de Familia da província de Córdoba, negar a modificação do Código civil em relação ao matrimônio significa desconhecer a constitucionalidade dos tratados internacionais assinados pela Argentina. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 08/06/2010

A moralidade do aborto


Gustavo Ortiz Millán, autor de La moralidad del aborto, afirma que, apesar da associação comum entre moral e religião, existem razões morais muito poderosas a favor da descriminalização do aborto, de fato mais poderosas que as que buscam a sua penalização. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 08/06/2010

Um debate que se evita


Em entrevista, Alejandro Guajardo y Myriam Jara, autores do livro Aborto en Chile – Testimonios y Argumentos para su Despenalización en Situaciones Calificadas, falam sobre a dificuldade de incluir o debate na agenda do Parlamento chileno e sobre as alternativas para abordar um tema que ainda se evita falar. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 01/06/2010

Das intervenções às transformações


Apesar das declarações polêmicas do presidente Evo Morales, a Bolívia é um dos poucos países da América Latina cuja Constituição protege os cidadãos contra a discriminação por gênero e orientação sexual. Entrevistamos Willmer Galarza, presidente do Colectivo TLGB de Bolivia, que fala dos desafios do ativismo sexual em um Estado plurinacional em construção.(Texto em espanhol)
   
Página 15 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil