CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Colômbia  
Publicada em: 01/06/2010

Migração e existência lésbica


Através de um trabalho de campo etnográfico, a antropóloga colombiana Camila Esguerra aborda, à luz da colonialidade e da heterossexualização dos corpos, as experiências de mulheres migrantes que "habitam a existência lésbica". Em entrevista ao CLAM, a pesquisadora comenta o potencial teórico deste tipo de investigação. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 27/05/2010

Sexo entre mulheres


“O sexo seguro que nós mulheres queremos é: mais prazer, mais saúde, mais confiança, mais autonomia, mais jogo erótico, mais direitos, mais informação”, declara o coletivo Mujeres al borde. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 27/05/2010

Mulheres alertas


Defender os ganhos conquistados em termos de gênero durante a administração Bachelet e exigir ao governo Piñera avanços pontuais. Pamela Eguiguren Bravo, coordenadora do Observatorio de Equidad de Género en Salud, fala sobre os desafios que enfrentarão as organizações feministas chilenas em 2010.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 26/05/2010

Ter filhos é um direito


O Ministério da Saúde (MS) prepara uma campanha nacional de orientação para portadores(as) de HIV/Aids que desejam ter filhos. A iniciativa foi alvo de declarações equivocadas do jornalista Alexandre Garcia, que afirmou em seu programa na Rádio CBN que a ação seria “uma maluquice”. Para a médica Simone Diniz (USP), “é um direito dos casais decidirem sobre sua fecundidade”.
   
Chile  
Publicada em: 19/05/2010

Mais consciência e nenhuma lei


Avanços no reconhecimento de pessoas LGBT por parte da sociedade chilena e estagnação das ações e políticas de Estado para combater a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Esse é o panorama descrito por Viviana Pezoa, Fernando Muñoz e Rolando Jiménez a propósito do Dia Mundial contra a Homofobia. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 13/05/2010

Sexualidades e povos indígenas


Nandín Solís, ativista transgênero da comunidade Kuna, fala sobre a homossexualidade e o HIV/Aids neste grupo indígena e defende iniciativas que buscam garantir os direitos das pessoas LGBTI no Panamá. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 13/05/2010

“Não estamos pedindo permissão”


O grupo de ação política Lesmadres lançou em seu website uma cartilha com informações sobre a experiência de ser uma mãe lésbica. Para suas integrantes, a reivindicação pelo reconhecimento do vínculo com seus filhos e filhas é um modo de aproximar-se da utopia de construir um mundo em liberdade. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 27/04/2010

Ilha de conservadorismo?


A Comissão Interamericana de Direitos Humanos determinou que o Estado chileno havia discriminado a juíza Karen Atala devido à sua orientação sexual, e violado seu direito de viver em família. Em entrevista, Jorge Contesse, advogado do caso, explica os antecedentes e efeitos jurídicos e políticos da ação. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 20/04/2010

Uma agenda comum


Cláudio Nascimento, militante gay a frente de um dos únicos órgãos governamentais brasileiros criados para combater a homofobia, comenta o dia em que o movimento LGBT “vestiu a camisa” (detalhe na foto) como um dos protagonistas de uma manifestação política na qual não estavam em jogo demandas deste segmento.
   
Colômbia  
Publicada em: 20/04/2010

Do ambiente à cidadania


Silêncio, discrição, códigos de reconhecimento mútuo, resistência aos ataques policiais e o desconhecimento da penalização formal da homossexualidade são alguns dos aspectos abordados pelo historiador Piero Pisano em seu estudo sobre sociabilidade gay e lésbica na Bogotá dos anos 70 e 80. (Texto em espanhol)
   
Página 16 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil