CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Brasil  
Publicada em: 26/05/2010

Ter filhos é um direito


O Ministério da Saúde (MS) prepara uma campanha nacional de orientação para portadores(as) de HIV/Aids que desejam ter filhos. A iniciativa foi alvo de declarações equivocadas do jornalista Alexandre Garcia, que afirmou em seu programa na Rádio CBN que a ação seria “uma maluquice”. Para a médica Simone Diniz (USP), “é um direito dos casais decidirem sobre sua fecundidade”.
   
Chile  
Publicada em: 19/05/2010

Mais consciência e nenhuma lei


Avanços no reconhecimento de pessoas LGBT por parte da sociedade chilena e estagnação das ações e políticas de Estado para combater a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Esse é o panorama descrito por Viviana Pezoa, Fernando Muñoz e Rolando Jiménez a propósito do Dia Mundial contra a Homofobia. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 13/05/2010

Sexualidades e povos indígenas


Nandín Solís, ativista transgênero da comunidade Kuna, fala sobre a homossexualidade e o HIV/Aids neste grupo indígena e defende iniciativas que buscam garantir os direitos das pessoas LGBTI no Panamá. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 13/05/2010

“Não estamos pedindo permissão”


O grupo de ação política Lesmadres lançou em seu website uma cartilha com informações sobre a experiência de ser uma mãe lésbica. Para suas integrantes, a reivindicação pelo reconhecimento do vínculo com seus filhos e filhas é um modo de aproximar-se da utopia de construir um mundo em liberdade. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 27/04/2010

Ilha de conservadorismo?


A Comissão Interamericana de Direitos Humanos determinou que o Estado chileno havia discriminado a juíza Karen Atala devido à sua orientação sexual, e violado seu direito de viver em família. Em entrevista, Jorge Contesse, advogado do caso, explica os antecedentes e efeitos jurídicos e políticos da ação. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 20/04/2010

Uma agenda comum


Cláudio Nascimento, militante gay a frente de um dos únicos órgãos governamentais brasileiros criados para combater a homofobia, comenta o dia em que o movimento LGBT “vestiu a camisa” (detalhe na foto) como um dos protagonistas de uma manifestação política na qual não estavam em jogo demandas deste segmento.
   
Colômbia  
Publicada em: 20/04/2010

Do ambiente à cidadania


Silêncio, discrição, códigos de reconhecimento mútuo, resistência aos ataques policiais e o desconhecimento da penalização formal da homossexualidade são alguns dos aspectos abordados pelo historiador Piero Pisano em seu estudo sobre sociabilidade gay e lésbica na Bogotá dos anos 70 e 80. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 20/04/2010

Falo por minha diferença


Novo livro do antropólogo mexicano Mauricio List aborda a masculinidade em uma perspectiva de diversidade sexual. O autor recorre a depoimentos que exemplificam sua instabilidade e os modos variados em que esta é construída. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 13/04/2010

A ótica dos clientes


A antropóloga Elisiane Pasini lança seu olhar sobre um personagem ainda pouco estudado nos trabalhos que enfocam a prostituição – o cliente. “Estava cansada de observar que a atividade da prostituição era vista como se apenas a mulher fosse a responsável, quando na verdade, por se tratar de uma relação, homens e mulheres são”, diz ela, nesta entrevista.
   
Colômbia  
Publicada em: 13/04/2010

Viagem além da prostituição


A socióloga colombiana Teodora Hurtado fala da relação entre migração e mercado do sexo, a necessidade de entender o trabalho sexual para além do termo “prostituição”, e sobre a pirâmide racial criada ao redor da atividade, a qual organiza hierarquicamente as mulheres que a exercem.(Texto em espanhol)
   
Página 16 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599