CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
América Latina  
Publicada em: 13/04/2010

“É necessário empoderar-se”


Para Elena Reynaga, secretária executiva da Red de Trabajadoras Sexuales de Latinoamérica y el Caribe (TRASEX), a prevenção do HIV deve ser realizada em conjunto com a defesa dos direitos humanos. “De nada adianta continuarem a nos dar preservativos se não mudam as condições de trabalho e o trato repressivo da polícia”, explica. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 23/03/2010

Equidade de gênero na UNAM


A Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) lançou uma campanha a favor da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, contra a violência, a hostilidade, a discriminação, a segregação disciplinar e a falta de conciliação entre os espaços público e doméstico. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 08/03/2010

Resistir para manter os direitos conquistados


Em entrevista, a feminista Sílvia Camurça (SOS Corpo) fala sobre as conquistas e desafios das mulheres em 100 anos do 8 de março, e evidencia o fato de o Brasil ter, pela primeira vez, duas mulheres com chances reais de chegar à presidência do país. Para ela, é notável a forma autônoma e independente que Marina Silva (foto) e Dilma Rousseff surgiram na política.
   
Chile  
Publicada em: 08/03/2010

Mulheres, violência e Aids


Em um estudo multicêntrico realizado na Argentina, Brasil, Uruguai e Chile, a violência contra as mulheres e a feminização da Aids aparecem como dois lados de uma mesma realidade. Maria Eugenia Calvin, responsável pela pesquisa no Chile, analisa seus principais resultados (Texto em espanhol)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 03/03/2010

Psicoterapia e guerras culturais


Nesta entrevista, o psicanalista norte-americano Jack Drescher desfaz o tortuoso caminho traçado pelas teorias psicopatológicas da homossexualidade. Para ele, o maior desafio atual em relação às "terapias de conversão" é "ajudar o público geral a compreender as diferenças entre postulados científicos e estratégias de desinformação. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 23/02/2010

Prazer em público


O sexo ocasional entre homens em locais públicos e semi-públicos, conhecidos como “espaços de pegação”, é o tema estudado pelos pesquisadores Alexandre Eustáquio Teixeira (PUC Minas) e Camilo Albuquerque de Braz (Unicamp). Em entrevista ao CLAM, eles relatam as diferenças e subjetividades de tais espaços.
   
América Latina  
Publicada em: 23/02/2010

Desafios LGBTI na América Latina


Depois de realizada a V Conferência Regional ILGA-LAC, que reuniu cerca de 400 ativistas e pesquisadores de 36 países em Curitiba, no mês passado, Gloria Careaga, secretária geral da organização, fala sobre os alcances do evento e os horizontes e desafios futuros. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 02/02/2010

Transexuais do Chile na OEA


A organização de Transexuais pela Dignidade da Diversidade do Chile (OTD) obteve em dezembro de 2009 status consultivo ante a Organização dos Estados Americanos (OEA). Andrés Rivera, seu presidente e fundador, comenta a importância deste reconhecimento para os coletivos de pessoas transexuais no horizonte dos direitos humanos.(Texto em espanhol)
   
Peru  
Publicada em: 19/01/2010

Religião e biopoder


Ao estudar como os grupos conservadores contrários aos direitos sexuais e reprodutivos têm reestruturado suas formas de ação, o antropólogo peruano Jaris Mujica observou que estes fazem uso das instituições democráticas e da ciência médica com finalidades antagônicas ao direito cidadão.(Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 12/01/2010

Coalizão de mulheres progressistas


Frente ao segundo turno da eleição presidencial no Chile, mulheres progressistas de diversos partidos e movimentos sociais se unem para apoiar Eduardo Frei, candidato sucessor de Michelle Bachelet. Procuram a implementação de uma agenda de igualdade de gênero. Teresa Valdés, coordenadora do Observatório de Gênero e Equidade, fala sobre esta iniciativa. (Texto em espanhol)
   
Página 17 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599