CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Chile  
Publicada em: 12/01/2010

Coalizão de mulheres progressistas


Frente ao segundo turno da eleição presidencial no Chile, mulheres progressistas de diversos partidos e movimentos sociais se unem para apoiar Eduardo Frei, candidato sucessor de Michelle Bachelet. Procuram a implementação de uma agenda de igualdade de gênero. Teresa Valdés, coordenadora do Observatório de Gênero e Equidade, fala sobre esta iniciativa. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 06/01/2010

Poder, mulheres e liderança


Poder, mujeres y liderazgo: guía incluyente en un contexto global, novo livro da pesquisadora mexicana Adriana Ortiz-Ortega, expõe como o movimento feminista tem hoje o desafio histórico de renovar-se conceitual e politicamente. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 09/12/2009

Panorama da AIDS no Brasil


Em entrevista, a antropóloga Andréa Fachel Leal (ULBRA e UFRGS), que participa do seminário "Estudos e Pesquisas em DST/HIV/AIDS. Determinantes Epidemiológicos e Sócio-comportamentais", a ser realizado entre os dias 14 e 16 de dezembro, em Porto Alegre, discute algumas das principais questões que atravessam o contexto da AIDS no Brasil.
   
Chile  
Publicada em: 09/12/2009

Voto pela diversidade


“Viva a diversidade” é o lema de Fernando Muñoz, candidato do Movimiento de Minorías Sexuales (MUMS) nas listas parlamentares chilenas. Em entrevista ao CLAM, ele fala sobre suas propostas como candidato a deputado nas próximas eleições de 13 de dezembro. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 09/12/2009

Na contramão das convenções


Para o filósofo argentino Esteban García, os posicionamentos morais e políticos acerca do barebacking (não utilização intencional do preservativo em relações sexuais entre homens) provêm de uma definição estreita da saúde, em uma conjuntura histórica em que a identidade gay tem sido unida à vigilância epidemiológica. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 02/12/2009

Diásporas Afro-LGBT


Para a organização argentina África y su Diáspora, a discriminação racial, o machismo, o sexismo e a homofobia têm se transformado em categorias de análises e de luta articulada. Para Carlos Álvarez, ativista uruguaio radicado na Argentina, é necesario acabar com o mito de que “aqui não há negros”. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 02/12/2009

Sexualidade e interseccionalidade


O antropólogo Franklin Gil Hernandez discute a pertinência da análise das relações entre gênero, classe e raça nos estudos sobre sexualidade, e a dificuldade de se entender as diferenças a partir do modelo étnico que prevalece na gestão de políticas para a igualdade na Colômbia. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 02/12/2009

“Ainda há muito a fazer”


No Brasil, passado mais um Dia da Consciência Negra (20/11), dados indicam que as mulheres negras são as que mais buscaram a Central de Atendimento à Mulher (Disque 180), entre 2007 e 2009. “Todo mundo sabe a intensidade destas violências, a diferença é que nós, mulheres negras, recusamos a naturalização do quadro”, diz a pesquisadora Jurema Werneck.
   
América Latina  
Publicada em: 02/12/2009

Migração, bissexualidade e HIV


O pesquisador Miguel Muñoz-Laboy, da Universidade de Columbia, fala da solidão dos trabalhadores migrantes nos Estados Unidos como fator de risco para a Aids e da bissexualidade como assunto ainda pouco estudado em relação à transmissão do HIV.
   
Brasil  
Publicada em: 11/11/2009

Clube das Mulheres


A psicóloga Marion Arent fala sobre suas observações a respeito dos rituais e encenações característicos de um Clube das Mulheres, local de strip-tease masculino onde o erótico existe como meio emancipador para as mulheres que o freqüentam.
   
Página 18 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil