CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
México  
Publicada em: 06/01/2010

Poder, mulheres e liderança


Poder, mujeres y liderazgo: guía incluyente en un contexto global, novo livro da pesquisadora mexicana Adriana Ortiz-Ortega, expõe como o movimento feminista tem hoje o desafio histórico de renovar-se conceitual e politicamente. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 09/12/2009

Panorama da AIDS no Brasil


Em entrevista, a antropóloga Andréa Fachel Leal (ULBRA e UFRGS), que participa do seminário "Estudos e Pesquisas em DST/HIV/AIDS. Determinantes Epidemiológicos e Sócio-comportamentais", a ser realizado entre os dias 14 e 16 de dezembro, em Porto Alegre, discute algumas das principais questões que atravessam o contexto da AIDS no Brasil.
   
Chile  
Publicada em: 09/12/2009

Voto pela diversidade


“Viva a diversidade” é o lema de Fernando Muñoz, candidato do Movimiento de Minorías Sexuales (MUMS) nas listas parlamentares chilenas. Em entrevista ao CLAM, ele fala sobre suas propostas como candidato a deputado nas próximas eleições de 13 de dezembro. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 09/12/2009

Na contramão das convenções


Para o filósofo argentino Esteban García, os posicionamentos morais e políticos acerca do barebacking (não utilização intencional do preservativo em relações sexuais entre homens) provêm de uma definição estreita da saúde, em uma conjuntura histórica em que a identidade gay tem sido unida à vigilância epidemiológica. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 02/12/2009

Diásporas Afro-LGBT


Para a organização argentina África y su Diáspora, a discriminação racial, o machismo, o sexismo e a homofobia têm se transformado em categorias de análises e de luta articulada. Para Carlos Álvarez, ativista uruguaio radicado na Argentina, é necesario acabar com o mito de que “aqui não há negros”. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 02/12/2009

Sexualidade e interseccionalidade


O antropólogo Franklin Gil Hernandez discute a pertinência da análise das relações entre gênero, classe e raça nos estudos sobre sexualidade, e a dificuldade de se entender as diferenças a partir do modelo étnico que prevalece na gestão de políticas para a igualdade na Colômbia. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 02/12/2009

“Ainda há muito a fazer”


No Brasil, passado mais um Dia da Consciência Negra (20/11), dados indicam que as mulheres negras são as que mais buscaram a Central de Atendimento à Mulher (Disque 180), entre 2007 e 2009. “Todo mundo sabe a intensidade destas violências, a diferença é que nós, mulheres negras, recusamos a naturalização do quadro”, diz a pesquisadora Jurema Werneck.
   
América Latina  
Publicada em: 02/12/2009

Migração, bissexualidade e HIV


O pesquisador Miguel Muñoz-Laboy, da Universidade de Columbia, fala da solidão dos trabalhadores migrantes nos Estados Unidos como fator de risco para a Aids e da bissexualidade como assunto ainda pouco estudado em relação à transmissão do HIV.
   
Brasil  
Publicada em: 11/11/2009

Clube das Mulheres


A psicóloga Marion Arent fala sobre suas observações a respeito dos rituais e encenações característicos de um Clube das Mulheres, local de strip-tease masculino onde o erótico existe como meio emancipador para as mulheres que o freqüentam.
   
Colômbia  
Publicada em: 04/11/2009

O fetichismo da lei


A advogada colombiana Julieta Lemaitre fala sobre o lugar privilegiado do ativismo jurídico para os movimentos sociais contemporâneos que lutam contra diversas violências, temática abordada em seu mais recente livro “El derecho como conjuro”. (Texto em espanhol)
   
Página 18 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599