CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Colômbia  
Publicada em: 04/11/2009

O fetichismo da lei


A advogada colombiana Julieta Lemaitre fala sobre o lugar privilegiado do ativismo jurídico para os movimentos sociais contemporâneos que lutam contra diversas violências, temática abordada em seu mais recente livro “El derecho como conjuro”. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 28/10/2009

Laicidade, prazer e diversidade


A laicidade, o direito ao prazer e o respeito à diversidade sexual são antídotos contra o avanço da agenda vaticana na América Latina e no Caribe, diz em entrevista Nelly Rosa Caro Luján, coordenadora de projetos da Rede Iberoamericana Liberdades Laicas. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 21/10/2009

Incesto: experiência sem nome


Carlos Fígari, um dos organizadores da coletânea Prazeres Dissidentes, lançada em 21 de outubro em São Paulo, comenta suas hipóteses sobre o lugar liminar do incesto na sociedade contemporânea e os matizes do consentimento como feito social. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 21/10/2009

Categorias sexuais em disputa


Autor do artigo “De ‘pedófilo’ à ‘boylover”, na coletânea Prazeres Dissidentes, lançada em 21 de outubro, em São Paulo, Alessandro de Oliveira fala sobre tais categorias sexuais e como elas são acionadas em contextos legais, médicos e entre seus militantes.
   
Brasil  
Publicada em: 14/10/2009

A cena BDSM


Um dos autores dos 20 artigos que compõem a coletânea “Prazeres Dissidentes”, Bruno Zilli explica as maneiras pelas quais se constroem subjetividades e identidades coletivas a partir do BDSM, interpretando os discursos que seus praticantes utilizam para legitimá-lo.
   
Brasil  
Publicada em: 06/10/2009

A criação do obsceno


O antropólogo Jorge Leite (UFSCar) fala sobre escatologia, o sexo com cigarros e o abuso facial, temáticas de seu artigo incluído no livro “Prazeres Dissidentes” (CLAM/Editora Garamond), a ser lançado no dia 21 de outubro, em São Paulo.
   
Brasil  
Publicada em: 22/09/2009

Consumo e sexualidade


Isadora Lins França fala sobre seu artigo “Na ponta do pé: quando o black, o samba e o GLS se cruzam em São Paulo”, que compõe o livro “Prazeres Dissidentes”, a ser lançado pelo CLAM e editora Garamond, no dia 21 de outubro, em São Paulo..
   
Chile  
Publicada em: 15/09/2009

Monitorando políticas de gênero


Para Sonia Montaño, diretora da Divisão de Assuntos de Gênero da CEPAL, o novo Observatório dessa instituição ajudará na análise dos diferentes níveis de desenvolvimento nas políticas de gênero e em sua aplicação efetiva. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 09/09/2009

Mais mortes maternas


A Nicarágua registra aumento no número de mortes maternas, depois da criminalização do aborto terapêutico. Para María Teresa Blandón, diretora do Programa Feminista La Corriente, a ingerência da Igreja no governo é, em parte, responsável por este fato. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 01/09/2009

A diversidade do mundo L


A antropóloga Andréa Lacombe analisa o quanto a categoria “lésbica” pode ser minoritária em determinados grupos de mulheres que têm relações homoeróticas – em função da própria diversidade existente dentro desses grupos – e avalia a positivação do Dia da Visibilidade Lésbica.
   
Página 19 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil