CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
México  
Publicada em: 28/10/2009

Laicidade, prazer e diversidade


A laicidade, o direito ao prazer e o respeito à diversidade sexual são antídotos contra o avanço da agenda vaticana na América Latina e no Caribe, diz em entrevista Nelly Rosa Caro Luján, coordenadora de projetos da Rede Iberoamericana Liberdades Laicas. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 21/10/2009

Incesto: experiência sem nome


Carlos Fígari, um dos organizadores da coletânea Prazeres Dissidentes, lançada em 21 de outubro em São Paulo, comenta suas hipóteses sobre o lugar liminar do incesto na sociedade contemporânea e os matizes do consentimento como feito social. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 21/10/2009

Categorias sexuais em disputa


Autor do artigo “De ‘pedófilo’ à ‘boylover”, na coletânea Prazeres Dissidentes, lançada em 21 de outubro, em São Paulo, Alessandro de Oliveira fala sobre tais categorias sexuais e como elas são acionadas em contextos legais, médicos e entre seus militantes.
   
Brasil  
Publicada em: 14/10/2009

A cena BDSM


Um dos autores dos 20 artigos que compõem a coletânea “Prazeres Dissidentes”, Bruno Zilli explica as maneiras pelas quais se constroem subjetividades e identidades coletivas a partir do BDSM, interpretando os discursos que seus praticantes utilizam para legitimá-lo.
   
Brasil  
Publicada em: 06/10/2009

A criação do obsceno


O antropólogo Jorge Leite (UFSCar) fala sobre escatologia, o sexo com cigarros e o abuso facial, temáticas de seu artigo incluído no livro “Prazeres Dissidentes” (CLAM/Editora Garamond), a ser lançado no dia 21 de outubro, em São Paulo.
   
Brasil  
Publicada em: 22/09/2009

Consumo e sexualidade


Isadora Lins França fala sobre seu artigo “Na ponta do pé: quando o black, o samba e o GLS se cruzam em São Paulo”, que compõe o livro “Prazeres Dissidentes”, a ser lançado pelo CLAM e editora Garamond, no dia 21 de outubro, em São Paulo..
   
Chile  
Publicada em: 15/09/2009

Monitorando políticas de gênero


Para Sonia Montaño, diretora da Divisão de Assuntos de Gênero da CEPAL, o novo Observatório dessa instituição ajudará na análise dos diferentes níveis de desenvolvimento nas políticas de gênero e em sua aplicação efetiva. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 09/09/2009

Mais mortes maternas


A Nicarágua registra aumento no número de mortes maternas, depois da criminalização do aborto terapêutico. Para María Teresa Blandón, diretora do Programa Feminista La Corriente, a ingerência da Igreja no governo é, em parte, responsável por este fato. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 01/09/2009

A diversidade do mundo L


A antropóloga Andréa Lacombe analisa o quanto a categoria “lésbica” pode ser minoritária em determinados grupos de mulheres que têm relações homoeróticas – em função da própria diversidade existente dentro desses grupos – e avalia a positivação do Dia da Visibilidade Lésbica.
   
Colômbia  
Publicada em: 18/08/2009

Mulheres e participação política


Para a cientista política Angélica Bernal, a negativa de implementar ações afirmativas para as mulheres no poder legislativo colombiano deve-se à oposição em se repartir equitativamente o poder. (Texto em espanhol)
   
Página 19 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599