CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Argentina  
Publicada em: 24/09/2014

As políticas anti-tráfico e seus efeitos


A luta contra o tráfico de pessoas tem levado a uma crescente penalização da prostituição, à suspensão dos direitos de quem a exerce e à expansão do poder da polícia vinculado à indústria do resgate, segundo dados de pesquisa desenvolvida por Deborah Daich e Cecilia Varela na Argentina.(Texto em espanhol)
   
Peru  
Publicada em: 03/09/2014

Sexo e menoridade


No Peru, o combate à violencia sexual contra menores justificou durante seis anos a criminalização das relações consentidas entre adolescentes, limitando severamente o exercício de seus direitos. Para Rossina Guerrero, coordenadora geral do PROMSEX, o intuito dessas medidas não era a proteção dos menores e sim a disputa pelo controle da sexualidade. (Texo em español)
   
Peru  
Publicada em: 20/08/2014

Desnaturalizar a violência


Registrar o assédio sexual em espaços públicos como uma forma de elogio é um modo de encobrir a subordinação de gênero. Para Elizabeth Vallejo, diretora do Observatorio Ciudadano de Acoso Sexual Callejero do Peru, os meios de comunicação contribuem para a banalização da violência simbólica contra as mulheres. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 13/08/2014

Violência sexual e conflito armado


Considerado um dano colateral ou um fenômeno isolado, a insidiosa articulação da violência sexual com o conflito armado é uma questão pendente para o estado colombiano. Suas vítimas são estigmatizadas e a Justiça lhe concede escassa importância, configurando uma situação de grave impunidade, assinala Adriana Benjumea, diretora da organização Corporación Humanas.(Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 15/07/2014

“Prisão não resolve o problema”


Relatório da organização Colômbia Diversa mostra o mapa de um país onde um maior avanço de direitos LGBT convive com o acirramento das violências contra o segmento, incluindo a violência policial. Nesta entrevista, o advogado Mauricio Albarracín analisa o quadro e discute a figura do "crime de ódio" pelo direito penal e a demanda pela criminalização da homofobia.(Texto em espanhol)
   
Paraguay  
Publicada em: 04/06/2014

O voto contra do anfitrião


A recusa do Paraguai em apoiar o Projeto de Resolução que insta os estados membros da OEA a combater a violência e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero gerou forte debate durante a 44ª Assembleia do órgão, realizada naquele país. Em entrevista, as ativistas paraguaias Mirta Moragas e Rosa Posa analisam a situação.
   
Colômbia  
Publicada em: 28/05/2014

DELITO OU DIREITO


Oito anos depois da decisão que descriminalizou parcialmente o aborto na Colômbia, sem uma política institucional que a respalde, a marca da ilegalidade continua assombrando o trabalho dos profissionais de saúde e a consciência das próprias mulheres, observa Carolina Melo Arévalo, coordenadora da Mesa pela Vida y la Salud de las Mujeres. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 15/05/2014

Sexologia: entre a vanguarda e a tradição


Já está disponível para download o livroSexualidad, Ciencia y Profesión en Colombia,novo fruto da pesquisa realizada pelo CLAM em vários países. Seus autores, Ángela Facundo e Mauro Brigeiro, assinalam o caráter inovador da disciplina, ao propor a democratização do prazer sexual.(Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 30/04/2014

Gênero e Movimentos Sociais


Apesar de a construção de pontes duradouras entre o feminismo e outros movimentos sociais não ter sido tarefa fácil, de acordo com Domingo Hernández Ixcoy, líder maia na Guatemala, os movimentos sociais têm começado a entender que marginalizar as mulheres implica um empobrecimento do discurso político. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 13/03/2014

SER FEMINISTA HOJE


As mudanças propiciadas pelo feminismo têm transformado o próprio marco no qual se definem seus horizontes de luta. Mas nas mudanças também é possível observar continuidades, como as perguntas pela diferença e pela complexa relação do feminismo com a Modernidade, afirma Diana Gómez, antropóloga e feminista colombiana, em entrevista ao CLAM, no marco de mais um 8 de março.(Texto em espanhol)
   
Página 2 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599