CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Chile  
Publicada em: 04/08/2009

Sem casamento, sem união?


A legislação chilena ainda não reconhece as uniões estáveis de qualquer tipo. A deputada María Antonieta Saa, impulsora da inclusão de casais homossexuais na legislação, avalia as fórmulas para se colocar este debate na agenda. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 28/07/2009

Bastidores do pornô no Brasil


Autora da tese “Nas redes do sexo: bastidores e cenários do pornô brasileiro” e organizadora da coletânea Prazeres Dissidentes, a ser lançada em setembro pelo CLAM, Maria Elvira Díaz fala sobre a organização social da produção de filmes adultos no Brasil.
   
Brasil  
Publicada em: 22/07/2009

“Agora é preciso reinventar”


No livro "Coreografias do feminino", a jornalista Carla Rodrigues, doutoranda em Filosofia pela PUC-Rio, reflete acerca de uma política feminista não fundamentada em um sujeito estável, cuja ação aponte para a idéia de equivalência de direitos.
   
Colombia  
Publicada em: 15/07/2009

Os ginecologistas e o aborto


Resultados de um estudo sobre as posições de ginecologistas frente ao aborto, feito pela pesquisadora colombiana Laura Gil, ganham significado especial no momento em que a objeção de consciência dos médicos se faz presente no debate público. (Texto em espanhol) 
   
Brasil  
Publicada em: 24/06/2009

Homossexualidade e Psicanálise


Um colóquio na Universidade Veiga de Almeida discutiu o significado, para a psicanálise, do legado de Stonewall. Antonio Quinet (UVA) e Marco Antonio Coutinho Jorge (UERJ) analisam como a homossexualidade é abordada pela teoria e prática psicanalítica.
   
América Latina  
Publicada em: 16/06/2009

Mulheres paraguaias em ação


No Paraguai, o reconhecimento da paternidade do presidente Fernando Lugo gerou um forte debate sobre a responsabilidade masculina. O CLAM falou com a Coordenação de Mulheres do Paraguai sobre a situação dos direitos das mulheres naquele país. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 04/06/2009

Atenção integral


Na opinião de Esther Cuevas Ortiz e de Dora Fino Sandoval, pesquisadoras colombianas do Instituto Nacional de Salud, uma política eficaz contra a mortalidade materna deve incluir a atenção integral à mulher, seu parceiro e sua família. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 04/06/2009

Mortalidade materna ainda alta


Para a pesquisadora Margareth Arilha (CCR/CEBRAP), os números da mortalidade materna no Brasil, ainda altos, estão associados a questões como as vulnerabilidades sociais dos grupos populacionais e a uma assistência de saúde precária em todos os níveis sociais.
   
Chile  
Publicada em: 12/05/2009

Uma sequência de obstáculos


A pesquisadora norte-americana Bonnie Shepard apresentou em Santiago do Chile seu livro Salud Sexual y Reproductiva: una carrera de obstáculos, onde aborda a difícil relação e o duplo discurso entre ações privadas e políticas públicas. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 28/04/2009

O nome não basta


Para o ativista trans chileno Andrés Rivera, a lei não somente deve contemplar a mudança de nome e de sexo, como também deve reconhecer os direitos das pessoas transexuais sem a obrigação da cirurgia e das provas discriminatórias. (Texto em espanhol)
   
Página 20 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599