CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
 
Publicada em: 28/04/2009

“Nós, os caras”


Especialista em questões de gênero, sexualidade e violência – com um enfoque particular na questão do virilismo – o sociólogo francês Daniel Welzer-Lang ministrou a palestra “Masculinidades e Violência” na Universidade Cândido Mendes
   
Argentina  
Publicada em: 14/04/2009

‘El Teje’ é indissimulável


"Nós, travestis, não temos armário, saímos de frente e isso nos faz defrontar com a sociedade", argumenta Marlene Wayar, diretora da revista "El Teje". Para ela, a publicação é como as travestis: não se pode esconder ou dissimular (texto em espanhol).
   
Brasil  
Publicada em: 25/03/2009

CPI preocupa


Coordenadora das Jornadas pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro, a socióloga Dulce Xavier, da ONG Católicas pelo Direito de Decidir, revela preocupação com a criação da CPI do Aborto, que deverá ter seus integrantes indicados este mês.
   
México  
Publicada em: 17/03/2009

Uma dívida pendente


Para Patricia Ponce, do Grupo de Estudios de Género do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social de México, indagar sobre o impacto do HIV nos povos indígenas é uma dívida pendente na América Latina. (Texto em espanhol)
   
Peru  
Publicada em: 11/03/2009

A agenda mais urgente


A feminista, acadêmica e ativista Andrea D'atri analisa a situação das mulheres na América Latina, revelando as contradições dos Estados e sua incapacidade para prevenir e erradicar a violência de gênero em seu sentido mais amplo. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 05/03/2009

Uma questão de justiça


O caso de Karen Atala, juíza chilena que perdeu a guarda das filhas por manter uma relação lésbica, foi declarado procedente pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. O CLAM entrevistou a magistrada e seus advogados. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 17/02/2009

Mulheres diante do HIV


A antropóloga Ángela Facundo pesquisa as condições sociais que tornam as mulheres colombianas vulneráveis ao HIV. Para exercer uma sexualidade livre e segura são necessários empregos dignos e autonomia reprodutiva, comenta. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 12/02/2009

O Rei Momo e o Arco-Íris


Autor do livro O Rei Momo e o Arco-Íris: homossexualidade e carnaval no Rio de Janeiro, que será lançado dia 18/02, o antropólogo Fabiano Gontijo (UFPI) analisa como o ritual carnavalesco abre caminho para uma maior visibilidade da homossexualidade.
   
Brasil  
Publicada em: 13/01/2009

Igrejas inclusivas


Autor de uma tese de doutorado em que estuda as chamadas “igrejas inclusivas”, o antropólogo Marcelo Natividade avalia que a diferença destas para as outras igrejas é a sua proposta política de desconstrução da homofobia religiosa.
   
Pelo mundo  
Publicada em: 18/12/2008

“Há muito a ser desfeito”


O antropólogo Richard Parker analisa a vitória de Barack Obama nas eleições norte-americanas, o longo período de conservadorismo do governo de George Bush e o pânico moral dos americanos em torno de temas como aborto e casamento gay.
   
Página 21 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil