CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
México  
Publicada em: 01/12/2008

População de rua e HIV


Exclusão social, práticas de risco e sexo recompensado são fatores que tornam as populações de rua mais vulneráveis ao HIV/Aids, afirma Luis Enrique Hernández, coordenador executivo da organização civil El Caracol. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 05/11/2008

Um passo atrás na prevenção


A crise provocada pelos questionamentos na administração dos recursos do Fundo Global de luta contra a Aids, no Chile, afetará as iniciativas destinadas à prevenção da doença, explicou o sociólogo e ativista Fernando Muñoz. (Texto em espanhol) 
   
Brasil  
Publicada em: 05/11/2008

Religião e Homofobia


A pesquisa “Homofobia e violência: um estudo sobre os discursos e as ações das tradições religiosas brasileiras em relação aos GLBT”, coordenada pela socióloga Maria das Dores Machado, mostra que as posições de diversas religiões não são assim tão homogêneas.
   
Argentina  
Publicada em: 21/10/2008

Politizar o pluralismo religioso


Para Juan Marco Vaggione, um dos organizadores do Seminario Interreligioso de Diversidad Sexual y Religión del Cono Sur, politizar o pluralismo religioso é a melhor estratégia para enfrentar os discursos dogmáticos eclesiásticos. (Texto em espanhol)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 14/10/2008

Obrigação do governo


O advogado Robert Wintemute, professor de Direitos Humanos na Escola de Direito do King’s College London, afirma que, na Europa atual, o reconhecimento legal das uniões homossexuais é tido como uma obrigação dos governos.
   
Brasil  
Publicada em: 16/09/2008

Efeito simbólico, mas desastroso


No livro “Aborto, Descriminalização, Direitos Humanos e Democracia”, o advogado Rulian Emmerick aborda a questão da interrupção da gravidez na perspectiva da criminologia, analisando a ineficácia do sistema penal para resolver os conflitos sociais.
   
Chile  
Publicada em: 16/09/2008

Sem aborto e sem debate


Segundo a advogada Lorena Fries, para que haja condições de se debater a descriminalização do aborto no Chile é necessário começar pelo reconhecimento legal dos direitos sexuais e reprodutivos como parte integrante dos direitos humanos. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 09/09/2008

Transgredir a masculinidade


Para Walter Bustamante, autor de "Homofobia y agresiones verbales: la sanción por transgredir la masculinidad hegemónica, Colombia 1936 - 1980", os grupos LGBT devem recuperar a memória de sujeitos que defenderam a possibilidade de viver sua sexualidade. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 04/09/2008

Direito à livre escolha


Para a especialista em bioética Marcia Mocelli Raymundo, o impedimento de optar pela antecipação do parto em casos de anencefalia, discussão em pauta no STF, fere o direito à dignidade da pessoa que gesta e o direito de fazer a sua livre escolha.
   
Brasil  
Publicada em: 02/09/2008

Mundo L mais visível


No marco do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29 de agosto), a cientista social Gláucia Almeida fala das novas demandas do movimento lésbico no Brasil e do que a inversão das letras L e G pode representar para o segmento.
   
Página 22 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599