CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
México  
Publicada em: 15/04/2008

Corporalidade e desejo


Autor de Corporalidad, deseo y prisión Panópticos y laberintos. Subjetivación y corporalidad en una cárcel de hombres, Rodrigo Parrini reflete sobre a metáfora do labirinto para explicar as múltiplas vivências subjetivas que constroem a ordem social carcerária. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 01/04/2008

Direitos ainda não reconhecidos


Direitos sexuais são menos reconhecidos juridicamente do que os direitos reprodutivos. O artigo Desafios e Importância do Reconhecimento Jurídico dos Direitos Sexuais frente aos Direitos Reprodutivos, da advogada Laura Davis Mattar, discute tal descompasso.
   
Argentina  
Publicada em: 18/03/2008

Desafios em saúde sexual


Ana Maria Suppa, coordenadora do Programa Nacional de Salud Sexual y Procreación Responsable do Ministerio da Saúde argentino, fala do desafio de garantir uma distribuição nacional efetiva de anticoncepcionais e do direito ao aborto. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 10/03/2008

Defendendo conquistas


Na ocasião do 8 de março – Dia Internacional da Mulher, a cientista política Telia Negrão, secretária-executiva da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, discute o panorama dos direitos da mulher no Brasil. Constata avanços, mas também muitos impasses, destacando o esforço do movimento feminista brasileiro para reagir às desigualdades de gênero. "Em todas as esferas da vida, as mulheres estão em situação de desigualdade frente aos homens. Então nossa postura tem sido defender as conquistas para impedir retrocessos”, avalia ela na entrevista a seguir.
   
América Latina  
Publicada em: 10/03/2008

Desafios feministas


Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o CLAM ouviu feministas de seis países da região – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru – sobre aborto, laicidade do Estado e a participação feminina no mercado de trabalho e em cargos de poder.
   
Peru  
Publicada em: 20/02/2008

Necessidade de um Estado Laico


Representante da Red Libertades Laicas en Perú, a advogada Violeta Barrientos acredita que o III Curso Internacional Fomentando as Liberdades Laicas impulsionará o interesse da cidadania e das autoridades por um Estado Laico. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 20/02/2008

Prostituição masculina


O antropólogo Camilo Morales Cruz, autor de um estudo sobre a conformação do mercado da prostituição masculina em Chapinero, afirma ser necessário conhecer o ponto de vista dos que exercem este ofício, para avançar a uma sociedade menos puritana. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 13/02/2008

Ainda pouco preparados


Para Francisco Vidal, os dados da pesquisa "Sexualidad, Género y VIH/sida ¿Qué piensan los futuros docentes chilenos/as?", mostram que os futuros professores ainda não estão preparados para serem agentes da educação em sexualidade. (Texto em espanhol)
   
Uruguai  
Publicada em: 13/02/2008

Vanguarda latino-americana


O Uruguai acaba de aprovar a lei nacional da união civil, a qual contempla os casais homossexuais. Margarita Percovich, senadora e autora da nova lei, fala sobre o contexto político no qual esta foi aprovada. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 29/01/2008

Três leis para 2008


Flavio Rapisardi, filósofo, ativista da Federación Argentina LGBT e funcionário do Instituto Nacional contra la Discriminación, la Xenofobia y el Racismo (INADI), fala da relação entre militância de esquerda e diversidade sexual na Argentina. (Texto em espanhol)
   
Página 25 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil