CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Brasil  
Publicada em: 09/08/2007

A tendência é avançar


A médica e ex-deputada federal Jandira Feghali acredita que a descriminalização do aborto no Brasil seja uma questão de tempo. Para ela, o debate está avançando na sociedade graças a posicionamentos como o do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
   
Brasil  
Publicada em: 18/07/2007

Novos arranjos familiares


Para Anna Paula Uziel, autora do livro “Homossexualidade e adoção” e uma das organizadoras da coletânea “Conjugalidades, parentalidades e identidades lésbicas, gays e travestis”, obras lançadas na 7ª RAM, o Judiciário tem sido um campo favorável às demandas GLBT.
   
México  
Publicada em: 18/07/2007

Estratégias para descriminalizar


Fernanda Díaz de León, do "Grupo de Información Elegida”, fala sobre o uso dos tratados internacionais como estratégia para o debate que acontecerá na Suprema Corte de Justiça da Nação sobre as reformas legislativas que descriminalizam o aborto na Cidade do México.(Texto em espanhol) 
   
Peru  
Publicada em: 18/07/2007

Treinamento em pesquisa


Concluída em Lima a 6ª Conferência da IASSCS, o CLAM e a UPCH desenvolveram um curso de capacitação dirigido a jovens pesquisadores latino-americanos. Maria Luíza Heilborn e Horacio Sívori, coordenadores do CLAM, explicam seus objetivos e relevância.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 11/07/2007

Lei igualitária


Há 30 anos, a lei do divórcio era aprovada no Brasil, país que atualmente registra um divórcio para cada 3 casamentos. Na análise da professora Maria Coleta Oliveira, do Departamento de Demografia da UNICAMP, a lei teve um significado muito importante para as mulheres.
   
Colombia  
Publicada em: 11/07/2007

Gravidez adolescente na Colômbia


Marco Melo, pesquisador do Grupo de Estudos de Gênero e Sexualidade na América Latina (GESSAM), fala das representações sociais da gravidez adolescente e de sua construção como um problema social na Colômbia, com ênfase nos meios de comunicação.(Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 03/07/2007

Rosário, espaço da diversidade


Foi criada na cidade de Rosário, na Argentina, a Área da Diversidade Sexual, primeiro órgão público no país direcionado específicamente à temática dos direitos de gays, lésbicas, travestis e transexuais. A divisão será dirigida pelo ativista Esteban Paulón. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 03/07/2007

Participação política é prioridade


A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro, Cecília Soares, avalia as propostas elaboradas na 2ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, entre elas, as que visam a ampliação da participação da mulher na política.
   
México  
Publicada em: 26/06/2007

O preço da Aids


Jorge Saavedra, diretor do Centro Nacional de Prevenção e Controle do HIV/Aids do México, destaca as poucas opções que o país tem frente aos altos preços dos anti-retrovirais, em contraste com o licenciamento compulsório promovido pelo governo brasileiro. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 26/06/2007

Falta posicionamento político


A socióloga Maria Betânia Ávila critica a falta de posicionamento político dos partidos no Brasil no debate sobre a descriminalização do aborto no país e declara ser favorável a mecanismos como o plebiscito, embora ache que ainda não haja condições democráticas para isso.
   
Página 29 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil