CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Peru  
Publicada em: 26/06/2007

Culturas sexuais na América Latina


Está sendo realizada, até o dia 29 de junho, a 6ª Conferência da IASSCS. Carlos Cáceres, atual presidente da IASSCS e organizador da Conferência, fala sobre a influência do evento no debate regional sobre os direitos sexuais e reprodutivos. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 19/06/2007

Pílula não é o único método


Segundo a demógrafa Suzana Cavenaghi, para que o Plano de Planejamento Familiar do governo federal no Brasil dê certo é fundamental atacar o problema da assimetria de gênero e da capacitação de profissionais de saúde, além de priorizar a educação sexual nas escolas.
   
México  
Publicada em: 19/06/2007

Restrições ao direito de decidir


A publicação eletrônica “O aborto na América Latina e no Caribe”, de Susana Lerner, analisa a discussão sobe o aborto na região entre 1990 e 2005. Para Lerner, apesar dos avanços legais, as convicções morais e religiosas de quem aplica a lei ainda pesam mais. (Texto em espanhol)
   
Peru  
Publicada em: 05/06/2007

Um marco da saúde sexual


No Peru, entre avanços e retrocessos, o movimento pelos direitos sexuais e reprodutivos se prepara para comemorar o 28 de maio – Dia de Ação pela Saúde da Mulher. Susana Chávez, diretora da Promsex, faz um balanço da situação no país.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 22/05/2007

Homofobia impune


Vagner de Almeida, diretor do documentário “Basta um dia”, não vê diferenças entre os crimes de ódio contra gays e travestis ocorridos em regiões socialmente distintas do Rio de Janeiro. Para ele, a diferença está na impunidade que impera nas áreas pobres.
   
Brasil  
Publicada em: 22/05/2007

Decisão acertada


O coordenador da ABIA, Veriano Terto Junior, fala dos benefícios da decisão do governo em promover o licenciamento compulsório da droga Efavirenz, tanto para as pessoas que vivem com Aids no Brasil como para os países com os quais o país mantém acordo de cooperação.
   
América Latina  
Publicada em: 22/05/2007

Homofobia em debate


Por ocasião do dia 17 de maio, Dia Mundial de Luta contra a Homofobia, ativistas latino-americanos falam sobre as agendas dos movimentos sociais e as políticas públicas com relação à discriminação e à violencia contra pessoas GLBT em seus países. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 22/05/2007

É preciso amadurecer o debate


A três meses da realização da 2ª Conferência Nacional de Mulheres, que vai acontecer de 17 a 20 de agosto, em Brasília, a ministra Nilcéia Freire analisa o debate atual em torno do aborto e a possibilidade de um plebiscito. “É preciso ainda amadurecer o debate no país”.
   
Brasil  
Publicada em: 04/05/2007

Sem consenso, mas democrático


Para a antropóloga Debora Diniz, professora da Universidade de Brasília (UnB), a audiência pública ocorrida no Supremo Tribunal Federal foi um marco no debate dos direitos reprodutivos no Brasil. “O STF percebeu que não há um consenso sobre o início da vida”.
   
Brasil  
Publicada em: 04/05/2007

Em defesa do Estado Laico


Coordenador geral do Seminário Internacional Liberdades Laicas, o juiz de Direito Roberto Arriada Lorea ressalta que o Estado laico precisa ser defendido, para que o Brasil não seja um Estado que se curve aos interesses de determinados grupos religiosos.
   
Página 30 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599